Últimas Notícias

Celebrando 45 anos, ABES-PA realiza a XVI Semana de Meio Ambiente

Com o tema “Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos Urbanos”, a seção paraense da ABES ofereceu cursos e palestras entre os dias 8 e 13 de agosto.

Na última semana, entre os dias 8 e 13 de agosto, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Pará (ABES-PA) realizou a XVI Semana ABES-PA de Meio Ambiente, em meio à comemoração de seus 45 anos de atuação no estado. O evento teve como tema “Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos Urbanos”. 

Dois cursos foram oferecidos: “Elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: novas tecnologias para a Amazônia” ministrado pelo Eng. Davi Cavalcante, da apoiadora DCO Sustentável, e  “Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos: aspectos técnicos, operacionais e jurídicos”, ministrado pelo Dr. Aurélio Picanço, da Universidade Federal do Tocantins, trazido pela mantenedora e patrocinadora do evento Hidrosam. Os cursos foram encerrados pela Presidente da Seção e Conselheira Nacional da ABES, Vera Braz.

A presidente da ABES-PA, Vanessa Mello, falou da grande felicidade da Seção, pois “um dos objetivos da oferta dos cursos era o de expandir para além da Região Metropolitana de Belém e conseguimos, com a participação de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura de municípios como Acará, Óbidos, Vitória do Xingu, Rondon do Pará e Santa Cruz do Arari”. 

Dando continuidade à programação, na tarde do dia 10 de agosto, ocorreram as palestras, referente a XVI Semana ABES-PA de Meio Ambiente, que abordaram o tema central: “Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos Urbanos”. 

A primeira palestra “Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Impactos do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico” foi apresentada pelo Dr.Aurélio Picanço, que ao final recebeu um brinde, em agradecimento pela participação, entregue pelo diretor nacional da ABES para a Região Norte, Eng.Haroldo Bezerra. A segunda palestra, apresentada pelo Dr. Neyson Martins Mendonça, abordou o tema “Projeto, Operação e Monitoramento de Tratamento de RSU para a sustentabilidade ambiental das cidades paraenses”. Ao final da palestra, o Dr. Neyson recebeu o brinde das mãos da Prof. Vera Braz, conselheira da ABES.

Por último, a Eng. Lúcia Paixão  substituiu a Dra. Gabriela Gesteira e apresentou o tema “O consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do CONCISSS”. Lúcia Paixão recebeu o brinde pela participação no evento pelas mãos da presidente da ABES-PA, Vanessa Mello.

O público do evento foi composto por estudantes, profissionais, convidados e também contou com a participação de Secretários de Meio Ambiente de municípios do estado. A Semana de Meio Ambiente 2022 teve patrocínio master da Hidrosam e ainda da Terra Meio Ambiente e do Clube de Engenharia, que sediou as atividades deste dia. E ainda teve como apoiadora a DCO Sustentável e a Mútua Pará.

ABES-PA, 45 anos

Iniciando o momento de celebração aos 45 anos da ABES-PA, o presidente nacional da ABES, Alceu Bittencourt, enviou uma mensagem parabenizando a seção paraense pela data, e reconheceu que as seções são a base para a atuação da nacional. Também enfatizou que a ABES-PA tem tido um grande destaque no contexto nacional, principalmente em relação às Eleições Gerais da ABES, que, com muito empenho, conseguiu quase 70% dos votos no primeiro dia. Finalizando, o presidente Alceu homenageou todos os que ajudam e ajudaram a ABES-PA nestes 45 anos.

Após este momento, foram iniciadas as homenagens aos membros fundadores da ABES-PA, que contou com a participação de membros da Diretoria e familiares. Em um segundo momento, foram homenageados os membros da Diretoria da chapa Sanear e Preservar, a qual, durante a realização do 15º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, conquistaram a aquisição da Sede da ABES-PA, que no próximo mês, completará 33 anos da compra. Por fim, foram homenageados aqueles que se propuseram a assumir a responsabilidade da presidência da Associação, “o que exige muito mais do que tempo e dedicação, visto ainda ser uma ação de voluntariado”, enfatizou a presidente Vanessa Mello.

3 Comentários em Celebrando 45 anos, ABES-PA realiza a XVI Semana de Meio Ambiente

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.