Últimas Notícias

DIADESOL 2016: escolha os vencedores dos concursos de desenho e vídeo

Já está aberta a segunda fase de votação dos Concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador DIADESOL. Na primeira fase, realizada entre os dias 13 a 20 de outubro, a Comissão Julgadora selecionou os finalistas da edição de 2016, que agora estão disponíveis no site da ABES-SP para votação do público.

Para votar é muito rápido e simples, basta acessar a página aqui.

A fase da votação vai de 24 de outubro a 02 de novembro de 2016.

O resultado será divulgado na cerimônia de encerramento da campanha, que será realizada no dia 10 de novembro de 2016, no Auditório Araucária- UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, a partir das 09 horas, conforme programação abaixo.

Os concursos fazem parte do DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania. Também conhecido como DIADESOL das Américas (da expressão de origem espanhola Dia de los Desechos Sólidos), o projeto foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. No Brasil, a campanha é idealizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), que desde 2006 comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.

Os desenhos foram enviados à ABES, por crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos, de escolas públicas e privadas, e abordaram o tema “Como os resíduos podem afetar a sua saúde?”. No caso dos vídeos, que foram voltados à temática “Resíduos Sólidos e Saúde Pública”, as inscrições foram abertas a todas as faixas etárias. Ao todo, foram mais de 2.600 desenhos e vídeos inscritos.

Os regulamentos dos concursos estão disponíveis aqui.

Confira abaixo a lista de finalistas:

7º Concurso de Desenho Infantil

Felipe Kanda de Fraia

Colégio Polo Educacional

Indaiatuba/SP

Heitor Joly

Colégio Polo Educacional

Indaiatuba/SP

 Stephany Zucchi

Colegio Policia Militar de Santo André

Santo André/SP

Vitor Takuya Inohara Kawasaki

Colégio Marista de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

11º Concurso de Vídeo Amador

Caio, o sapo sábio – Aprendendo os 5Rs

Leandro O. Ferrari

Bauru/SP

https://youtu.be/m6Kuj8PWW-U

Rato Stop Motion

Fabio da Silva Santos

Guarulhos/SP

https://youtu.be/pLVIMoo5_2o

Você sabe o que são resíduos?

Thiago da Silva Vieira

São Paulo/SP

https://youtu.be/FT3VCcifgwM

 

Cartilha do DIADESOL

Como parte das comemorações dos 10 anos do DIADESOL, a ABES-SP lançou em 2015 a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, uma parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (SELUR). A publicação visa dar continuidade a um processo de conscientização da população (todas as idades) que a ABES-SP entende ser fundamental para a preservação do ambiental, isto é, estimular uma mudança de comportamento da sociedade em relação as suas formas de consumo, cujas consequências estão relacionadas à geração e destinação dos resíduos que produzimos.

A proposta da elaboração da Cartilha surgiu em função de uma motivação da Comissão Organizadora do DIADESOL, embasada na necessidade de contribuir com a promoção da Educação Ambiental, cujo alicerce está na educação das futuras gerações, ou seja, das nossas crianças. Para tornar isso possível, foi desenvolvida uma linguagem mais simples, que também possa ajudar os professores sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei nº 12.305/10). O objetivo da Cartilha é levar à sala de aula os aspectos da PNRS de uma maneira mais didática e lúdica. “Nesse sentido, a Cartilha se torna uma ferramenta muito importante no auxílio do processo educacional”, ressalta a engenheira Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP.

 A cartilha está disponível aqui

foto cartilha

 

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: