Últimas Notícias

ABES-RS: 6 º Seminário Estadual Água e Saúde abre com debate sobre Plano de Segurança da Água

No primeiro encontro realizado no ABES Conecta, nesta quarta (28), especialistas destacaram os desafios, dificuldades e perspectivas no âmbito do PSA no Rio Grande do Sul. Disponível no YouTube.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) abriu nesta quarta-feira, 28 de setembro, o 6 º Seminário Estadual Água e Saúde, que nesta edição aborda o tema “Segurança da Água: teoria e prática do Rio Grande do Sul”. O primeiro de uma série de três encontros online – realizados no ABES Conecta – discutiu o “Plano de Segurança da Água – Desafios, dificuldades e perspectivas”.

O evento tem parceria institucional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com transmissão pelo canal da ABES no YouTube (clique aqui para assistir).

O debate teve mediação de Antônio Benetti, professor titular do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os palestrantes que participaram da discussão foram: Rafael X. Bastos, professor, PhD. da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Klüsener, engenheiro da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e Jocineli Becker, diretora de Tratamento de Água e Esgotos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE).

O professor Rafael Bastos ministrou a palestra “A importância do Plano de Segurança para os serviços de saneamento da Água”. Ele discorreu sobre tipos de abordagem, controle laboratorial, monitoramento e análises, gestão da água/qualidade/risco, avaliações para alcançar o padrão de potabilidade e o PSA para garantir a saúde pública. O especialista apresentou também uma linha do tempo sobre a legislação do PSA e destacou os principais desafios para sua implementação.

Em sua participação, Luiz Klüsener abordou o tema “Plano de Segurança da Água – A experiência da Corsan – Aprendizados e desafios”. Na ocasião, ele explicou que o PSA foi implantado na companhia em 2016. Neste sentido, a empresa buscou o apoio das universidades, contratos de consultoria e equipe interna para acompanhar a área.

Jocineli Becker falou sobre a implementação do PSA no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre, que foi trabalhado com base no sistema de gestão e na parte documental, com início no ano de 2016. A diretora ressaltou que a transversalidade da equipe faz parte do processo, que adota novas tecnologias e é avaliado continuamente para alcançar as metas e os objetivos estabelecidos. Segundo ela, os profissionais formaram grupos técnicos de diversas diretorias do DMAE e receberam uma formação para fazer identificação, diagnóstico e monitoramento dos sistemas do PSA. Jocineli também apresentou o Plano de Segurança da Água no Sistema Moinhos de Vento e citou as vantagens e os desafios do projeto piloto do DMAE.

Ao final, os palestrantes esclareceram as dúvidas do público que acompanhou o webinar. 

Próximos encontros:

O segundo encontro do 6 º Seminário Estadual Água e Saúde, abordará o tema “Os desafios do Rio Grande do Sul na garantia da qualidade da água para consumo humano” acontecerá nesta quinta-feira (29), às 10h. Acesse para assistir.

O terceiro encontro do 6 º Seminário Estadual Água e Saúde, discutirá o tema “Segurança da Água: Os impactos dos desastres ambientais no acesso à água”, será na sexta (30), às 10h. Acesse para assistir.

ABES Conecta  

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.  

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

 

 

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: