Últimas Notícias

ABES-RS: 6º Seminário Estadual Água e Saúde debate desafios do Rio Grande do Sul na garantia da qualidade da água para consumo humano no 2º dia

Esta edição do evento, que acontece de forma virtual no programa ABES Conecta, aprofunda questões teóricas e práticas da segurança da água do RS. Assista no YouTube.

Nesta quinta-feira, 29 de setembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) promoveu o penúltimo encontro do 6 º Seminário Estadual Água e Saúde – Segurança da Água: teoria e prática do Rio Grande do Sul. O tema desta vez foi “Os desafios do Rio Grande do Sul na garantia da qualidade da água para consumo humano”.

O evento, que é realizado online no ABES Conecta, com transmissão pelo YouTube, conta com parceria institucional da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan.

O segundo webinar da série teve participação de Walter Souza, engenheiro Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS), Gabrielly Vieira Ribeiro, engenheira química da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, e Helder dos Santos Cortez, especialista em Saneamento Rural e diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A moderação ficou por conta de Raphael Côrrea Medeiros, professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen.

Abrindo os trabalhos, Gabrielly Vieira Ribeiro ministrou a palestra “Vigiagua – Contaminantes ambientais e comportamentos sociais de risco: o papel da vigilância”.

A engenheira explicou que o Vigiagua é um programa de vigilância da qualidade da água tratada para consumo humano, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela abordou conceitos, competências e titularidade do programa que tem competência prevista para o Ministério da Saúde de legislar sobre os padrões de potabilidade em âmbito nacional. Entre outros tópicos, Gabrielly falou sobre cobertura de abastecimento, análises de vigilância, comparação de contaminação, inspeção sanitária, comportamento social de risco e os principais desafios/oportunidades relacionados ao tema no Estado do Rio Grande do Sul.

Walter Souza, por sua vez, fez uma apresentação sobre o tema “Plano Estadual de Saneamento: desafios e soluções apontadas”. O engenheiro ambiental detalhou o Planesan desde a sua legislação, desafios gerenciais e execução das etapas do processo (diagnóstico e análises, investimentos e identificação dos problemas de infraestrutura do saneamento) a responsabilidade do titular, do prestador de serviço e do regulador, segundo o Novo Marco Legal do Saneamento. Segundo ele, o programa visa à qualificação dos serviços e apoio aos titulares para que consigam formular melhores políticas, planejamentos e estratégias para o abastecimento de água no Rio Grande do Sul. O especialista também informou que o Sema irá realizar consulta pública e diálogos setoriais sobre o Planesan, de 05 de outubro a 18 de novembro, por meio do site (www.sema.rs.gov.br), e uma consulta presencial com data a definir.

 “A Experiência do Ceará com atendimento a áreas rurais” foi o tema da palestra apresentada por Helder dos Santos Cortez. O diretor da Cagece destacou que o Ceará trabalha para universalizar o saneamento rural no estado e detalhou as ações que foram adotadas para promover melhorias para a população. Neste contexto, segundo ele, o estado delegou a companhia para dar suporte administrativo, estabeleceu a Lei Estadual do Saneamento Básico na zona urbana e rural, criou a Secretaria das Cidades e a Secretaria Executiva de Saneamento Básico, e o Fundo Estadual de Saneamento Básico, definiu o Modelo de Gestão SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural), implantou arcabouço jurídico para prestação de serviços, e padronizou programas de saneamento e políticas dos recursos hídricos. Helder também falou como é feita a organização, estrutura, padrão técnico, investimentos e financiamentos para o alcance da universalização do saneamento rural junto aos bancos BIRD e KfW.

Após as palestras, os convidados esclareceram as dúvidas do público que acompanhou o webinar.

Para saber mais e assistir ao debate completo, clique aqui

Próximo encontro:

O terceiro e último encontro do 6 º Seminário Estadual Água e Saúde, discutirá o tema “Segurança da Água: Os impactos dos desastres ambientais no acesso à água”, nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 10h. Acesse para assistir.

Para rever o primeiro webinar do 6 º Seminário Estadual Água e Saúde – Segurança da Água: teoria e prática do Rio Grande do Sul, que abordou o tema “Plano de Segurança da Água – Desafios, dificuldades e perspectivas”, clique aqui

ABES Conecta  

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.  

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: