Últimas Notícias

ABES-RS: discussão sobre impactos dos desastres ambientais no acesso à água encerra o 6º Seminário Estadual Água e Saúde

Com o tema “Segurança da Água: teoria e prática do Rio Grande do Sul” esta edição do evento foi realizada em uma série de três webinares, por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube. Assista ou reveja.

“Os impactos dos desastres ambientais no acesso à água” foi o foco do debate do terceiro e último encontro online do 6 º Seminário Estadual Água e Saúde – Segurança da Água: teoria e prática do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 30 de setembro. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria institucional com a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan.  

Esta edição do seminário aconteceu por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube.

Para abordar o tema, o webinar contou com participação dos especialistas Eduardo Mário Mendiondo, coordenador científico do Centro de Educação e Pesquisas em Desastres do Estado de São Paulo (CEPED), da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Horn, assistente Técnico Regional Manejo dos Recursos Naturais – Emater-RS /Ascar (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural), e Jacob Pinton, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil do Estado. A mediação foi feita por Jussara Kalil Pires, vice-presidente da ABES-RS.  

Eduardo Mário Mendiondo ministrou a palestra “Segurança hídrica e adaptação aos riscos de desastres sob mudanças”. Ele falou sobre a sua experiência acadêmica como pesquisador e professor de segurança hídrica nos municípios de Ijuí, Cruz Alta e Pejuçara no Estado do Rio Grande do Sul. Discorreu sobre governança, e monitoramento para prevenção e emissão de alertas sobre os desastres e parcerias com instituições estaduais e municipais, o que considera fundamental para criar visão de resiliência. Uma das principais soluções para garantir a segurança hídrica, de acordo com o professor, é o apoio das políticas públicas de médio e longo prazo com financiamento. Mediondo também informou que o CEPED disponibiliza um material gratuito sobre a temática de segurança hídrica e desastres. O conteúdo pode ser acessado no site www.ceeped.eesc.usp.br.  

O painelista Fernando Luiz Horn abordou o tema “Perspectivas e estratégias para convivência com a seca”. O assistente técnico da Emater/Pelotas, que atende 22 municípios da região, falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade com relação ao consumo, captação e proteção de nascentes, sistemas de filtragem, abastecimento de água, soluções e programas de conservação de solo e da água. 

Jacob Pinton, por sua vez, trouxe para o debate uma apresentação sobre “Os impactos dos desastres ambientais no acesso à água – o papel da Defesa Civil”. Pinton é especialista em Gestão Pública e coordenador da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul (CREPDEC 3), que atende 53 municípios e é localizado em Santa Maria. De acordo com ele, os desastres mais decorrentes no Rio Grande do Sul são as tempestades, inundações, estiagem e acidentes esporádicos com produtos perigosos e contaminação dos rios. O convidado abordou ainda as fases de atuação da defesa civil, que também trabalha na análise e medidas do risco, prevenção, mitigação, preparação e resposta (restabelecimento, assistência e socorro), além da reconstrução e recuperação socioeconômica. O trabalho é desenvolvido, conforme o especialista, dentro de dois conceitos (gestão de risco e gerenciamento de desastre de risco), e é ligado diretamente ao gabinete do governador do estado.   

No final do webinar, os convidados debateram sobre o tema e esclareceram as dúvidas do público.  

Para assistir à discussão completa, acesse aqui.

Para assistir ao primeiro webinar, que abordou o tema “Plano de Segurança da Água – Desafios, dificuldades e perspectivas”, clique aqui.

O segundo webinar discutiu “Os desafios do Rio Grande do Sul na garantia da qualidade da água para consumo humano”, clique aqui para assistir. 

ABES Conecta   

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.   

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!   

  

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: