Últimas Notícias

Semana da Água da ABES-RS 2022: 3º webinar discute o desafio da restauração florestal 

Realizado nesta terça-feira (11) no ABES Conecta, o evento integra a programação da iniciativa, que tem programação aberta até esta sexta (15) e se destaca como a grande mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água.

“O desafio da restauração florestal”. Esse foi o tema do terceiro webinar realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) nesta terça-feira, 11 de outubro, como parte da programação da  29ª Semana Interamericana e à 22ª Semana Estadual da Água

Com o tema “Água em movimento. A vida em ciclos”, a Semana da Água do RS 2022 conta com apoio institucional da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). A iniciativa, que tem programação aberta até esta sexta-feira (15), consolida-se como a grande mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água.

O webinar contou com a apresentação de Ricardo Rover Machado, diretor da ABES-RS. “A Semana da Água acontece há 29 anos e sempre mobiliza adultos e crianças, comércio, indústria, empresas privadas, instituições públicas, escolas e ONGs para discutir e vivenciar como as diferentes opções de viver influenciam a qualidade da água que bebemos, a disponibilidade de água para a humanidade e para as diferentes formas de vida deste planeta e como as secas e chuvas extremas nos afetam”, explicou. “Nesta campanha, celebramos a água, a vida, o movimento, a natureza e a sustentabilidade com quatro webinares que estão acontecendo na plataforma ABES Conecta”, .completou Röver.

A moderadora do debate desta terça foi Jussara Kalil Pires, socióloga e vice-presidente da ABES-RS. Os convidados foram Antônio Leite Borba, assistente técnico estadual da Emater/RS – Ascar da área de florestas e sistemas agroflorestais e Ana Rovedder, engenheira florestal, doutora em Ciência do Solo, Professora Associada do Departamento de Ciências Florestais na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

“É um prazer mediar este terceiro webinar da Semana Interamericana e Semana Estadual da Água, promovida pela ABES-RS em conjunto com um número grande de parceiros”, afirmou a moderadora.

“O tema ‘o desafio da restauração florestal’ é muito atual e importante para o nosso país e para o nosso estado. Estamos vivendo a década da restauração, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU para reconhecer a importância da restauração de ecossistemas para combater a crise climática global e melhorar a segurança alimentar, o fornecimento de água e a biodiversidade. Reflorestar representa a melhoria da qualidade do solo e da água. De fato, as florestas reduzem a erosão e aumentam a fertilidade do sono. Ao controlar a erosão, diminuem a quantidade de sedimentos, terra e solo, que entram nos rios, melhorando a qualidade da água como um todo. São grandes os desafios nesse sentido e para debater o tema, a Semana da Água traz especialistas de grande conhecimento e experiência para proporcionar assistência, momentos importantes de reflexão e conhecimento”, introduziu a moderadora.

A doutora Ana Rovedder fez uma apresentação sobre a Restauração Florestal no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a palestrante trouxe aspectos conceituais e desafios relacionados ao tema, sempre contextualizando com as condições e a realidade do estado. Conforme pontuado em sua fala, quanto maior a intensidade da degradação, menor a resiliência do ecossistema e maiores os custos de restauração.

Antônio Borba apresentou ações de assistência técnica e extensão rural e social na restauração florestal. Neste aspecto, apresentou a atuação da ATERS, instituição executora oficial destas atividades. Também abordou o conceito de restauração ecológica e o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa – PLANAVEG.

Após as apresentações, os convidados integraram um debate, mediado por Jussara Kalil Pires, com contribuições ao vivo dos espectadores. Para assistir na íntegra, clique aqui.

Além da parceria institucional da Corsan, a Semana Interamericana da Água conta com o apoio da AGESAN, Piccadilly e Quinta da Estância e correalização de diversas instituições.

Confira a lista dos webinares aqui

 ABES Conecta    

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.    

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!    

 

 

 

1 Comentário em Semana da Água da ABES-RS 2022: 3º webinar discute o desafio da restauração florestal 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.