Últimas Notícias

Seção DF reúne parceiros para discutir organização do Congresso da ABES 2025

Com apoio da Diretoria Nacional da ABES e com presença do vice-presidente, Mário Guerino, no dia 10 de novembro, um passo grande passo foi dado rumo ao lançamento da 33ª edição do mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil – que será em Brasília – durante a realização mineira, em maio do ano que vem.

No dia 10 de novembro, a Associação Brasileira de Engenheria Sanitária e Ambiental Seção Distrito Federal, com apoio da Diretoria Nacional da entidade, reuniu representantes de instituições e órgãos do governo que apoiaram a aprovação do nome de Brasília para receber o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES. O resultado do encontro, que aconteceu no Palácio do Buriti, confirmou que continua firme a vontade comum de fazer na capital federal um Congresso significativo e histórico. 

O encontro, que contou com a presença do vice-presidente nacional da ABES, Mário Guerino, foi um grande passo rumo à realização do lançamento do mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil, em 2025, que acontecerá durante a edição mineira do evento, de 21 a 24 de maio do ano que vem, no Expominas.

 
 

A presidente do Conventions and Visitors Bureau, Cláudia Maldonado, disse estar de braços abertos para fazer do congresso um sucesso: “Brasília integra o Governo Federal, governo dos estados, embaixadas, organismos internacionais, Poder Judiciário e o Legislativo, universidades um hub de distribuição para toda a América Latina, nossa cultura, o terceiro polo gastronômico do país e uma hotelaria que é um charme. Temos de tudo um pouco para viabilizar qualquer política pública que se queira implantar”.

O presidente da Caesb, Pedro Cardoso Santana, lembrou que o projeto de trazer o Congresso da ABES para Brasília foi gestado na sala de reuniões da Caesb, com a presença do então presidente da ABES-DF, Sérgio Gonçalves e o apoio entusiasmado da secretária geral da empresa, Grazielle Bezerra. ” Foi uma convergência de buscas comuns, foram feitos todos os esforços para termos um grande evento, que será um marco histórico nos congressos da ABES. Contem com a Caesb”.

A presidente do Crea-DF Fátima Có, destacou que “não dá pra falar de saneamento sem a engenharia” e defendeu um empenho geral para se criar a cultura do saneamento entre os jovens estudantes.

O presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar), Vinicius Fuzeira, lembrou que os objetivos das entidades são semelhantes, ofereceu todo o apoio, principalmente nas capacitações e disse que “Brasília está fadada a fazer grandes eventos com o CBESA”. Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Henrique Severian, disse que a hotelaria recebe o evento de braços abertos: “Diante da estimativa de 10 mil pessoas circulando nos dois eventos, estimamos receita bruta de hospedagem em torno de R$ 15 milhões, o que garante rentabilidade para a hotelaria e muitos empregos.”

Representando o trade turístico, Lamarck Rolim, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo, também demonstrou entusiasmo: As agências de turismo estão atentas ao evento, disponíveis e à disposição para fazermos o melhor evento para os senhores e para a nossa capital”.

 
 
O secretário de Turismo do DF, Willian Almeida afirmou que Brasília detém índices de excelência em saneamento e que será uma honra receber o CBESA. “Vamos oferecer a melhor experiência aos participantes, fruto de um trabalho conjunto entre Setur, Caesb, Convention Bureau e ABES.”
 
 
 
Mario Guerino, vice-presidente da ABES Nacional, disse que o evento será uma oportunidade para Brasília mostrar seu trabalho na área de saneamento em um evento que irá reunir milhares de técnicos e profissionais do país. “É um prazer enorme para a ABES realizar o Congresso em Brasília, que reúne as melhores condições para sua realização. Estamos felizes com o apoio que recebemos. De nada valeria se não envolvesse outras áreas”.
 
 
Finalmente, a presidente da ABES-DF, Kátia Campos, agradeceu o apoio recebido dos parceiros e fez questão de citar um a um. “Só conseguimos fazer porque somamos o apoio dessas instituições”. E solicitou novamente o apoio para viabilizar o lançamento oficial do 33º Congresso da ABES, que acontecerá durante a edição em Belo Horizontem em maio de 2023. “Para começar bem começado, temos que fazer um belíssimo evento de lançamento em Belo Horizonte, que represente o espírito de Brasília e do povo que mora aqui, nossa música, nossa culinária.”

O evento foi encerrado com a distribuição do plano de patrocínio ao evento em Belo Horizonte e um coquetel oferecido pela ABES. Mas as conversas e reuniões já começaram a ser marcadas para viabilizar o evento em BH.

1 Comentário em Seção DF reúne parceiros para discutir organização do Congresso da ABES 2025

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.