Últimas Notícias

15º Seminário de Resíduos Sólidos: painel aborda gestão de resíduos com inclusão social

O evento reuniu, presencialmente, em Natal, e online, profissionais e especialistas de todo o país, que buscam a integração de conhecimentos e intercâmbio de experiências sobre a temática. 

Como fazer a gestão de resíduos sólidos com inclusão social? Este foi um dos temas trazidos pelo 15º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (SNRS), na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro. 

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Seção Rio Grande do Norte (ABES-RN) e da Câmara Temática de Resíduos Sólidos. Esta edição do seminário acontece online, em plataforma exclusiva, e presencial, no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte, em Natal, até esta sexta (18).

O seminário teve patrocínio o CTR Potiguar (Centro de Tratamento de Resíduos) e Prefeitura de Natal, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Fundação de apoio ao IFRN – FUNCERN e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 

 

Josivan Cardoso, diretor executivo e coordenador da Câmara Temática de Gestão de Resíduos Hídricos da ABES, fez a abertura deste segundo dia. A coordenação do painel com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos com Inclusão Social” foi feita por Jorge Pinto Filho, professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), que também apresentou o debate.

“Gostaríamos de salientar que essa temática sobre a gestão de resíduos sólidos com inclusão social é um importante reforço ao nosso artigo 225 da Constituição Federal, que menciona que todos têm direito a um ambiente ecologicamente equilibrado, cabendo ao poder público e à coletividade o direito de defendê-lo e protegê-lo. Então, é de responsabilidade de todos trazer esses invisíveis ambientais que estão em locais insalubres para dentro desse ambiente ecologicamente equilibrado”, considerou Jorge Pinto Filho.

Maria Wagna de Araújo Dantas, presidente da ABES-RN, moderou o debate. Os palestrantes foram Geraldo Antônio Reichert, engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU); Francisco José Pereira de Oliveira, diretor da Fral Consultoria; e Valéria Pereira Bastos, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

“Acreditamos que não só trabalhar a gestão é importante, mas é preciso trabalhar as pessoas. A gestão de resíduos sólidos sem a inclusão social dos catadores não responde à questão da responsabilidade social”, salientou a moderadora Maria Wagna.

Na ocasião, o engenheiro Geraldo Antonio Reichert trouxe uma visão prática sobre o uso de ferramentas no planejamento de resíduos sólidos urbanos, com destaque para o projeto ProteGEEr, fruto da cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha para promover uma gestão sustentável e integrada dos RSU.

A professora Valéria Pereira Bastos falou sobre a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis e seus desafios. 

Por fim, o engenheiro civil e mestre em mecânica dos solos, fundações e geotecnia, Francisco José Pereira de Oliveira, abordou as estratégias técnicas e econômicas dos municípios de médio e pequeno porte para erradicar lixões. Abordou novas tecnologias para incremento de vida útil em aterros sanitários e a verticalização com estruturas em solo reforçado.

Em seguida, os palestrantes debateram o tema e responderam questões encaminhadas pelo público, que acompanhou o seminário tanto presencialmente quanto online. 

Cases exitosos

Após o debate, foram apresentados casos de sucesso. O primeiro “Experiências de Sucesso: Rede Recicla Seridó” foi apresentado por Silvana Barbosa de Azevedo, educadora social na Cáritas Diocesana de Caicó – RN; Geovani Robson Medeiros, contador na Rede Recicla Seridó/COOPCASE – Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis da Região do Seridó; e Andréa Portugal, gerente de operações do Instituto Recicleiros, que explanou o case “Experiências de sucesso: em coleta seletiva com gestão municipal (BSB)”.

15º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos 

Com o tema “Gestão de resíduos sólidos no Brasil: desafios e oportunidades frente ao Novo Marco Legal”, o seminário reuniu profissionais e especialistas de todo o país, que buscam a integração de conhecimentos e intercâmbio de experiências sobre a temática, com sessões de palestras, painéis e apresentação de cases de sucesso, entre outras atividades.

Para mais informações sobre o 15º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, acesse aqui.

5 Comentários em 15º Seminário de Resíduos Sólidos: painel aborda gestão de resíduos com inclusão social

  1. Thanks for sharing superb informations. Your web site is so cool. I am impressed by the details that you have on this website. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched everywhere and simply could not come across. What a great website.

  2. Hi, I think your site might be having browser compatibility issues. When I look at your website in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, fantastic blog!

  3. I’d must check with you here. Which is not one thing I normally do! I get pleasure from studying a submit that may make people think. Additionally, thanks for allowing me to comment!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.