Últimas Notícias

ABES Conecta: Seção Paraíba promove debate inovação e sustentabilidade na gestão de resíduos

Com um público de mais de 150 pessoas online, o tema foi apresentado pelo professor Fernando Jucá, presidente da Facepe, e debatido por representantes das seções Ceará, Rio Grande do Norte, além da PB. Assista no YouTube. 

Nesta sexta-feira, 17 de março, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB) realizou um webinar no ABES Conecta com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos”. O assunto foi apresentado pelo professor Fernando Jucá, presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

O evento, que contou com um público de mais de 150 pessoas online, foi moderado por José Dantas de Lima, presidente da ABES-PB, e teve como debatedores Francisco Humberto de C. Junior, diretor da ABES-CE; Claudia Coutinho Nóbrega, diretora da ABES-PB; e Sergio Pinheiro, diretor da ABES-RN.

A abertura foi feira pelo diretor executivo da ABES, Josivan Cardoso, que em sua fala destacou o ABES Conecta, programa “que leva conhecimento técnico e possui um acervo de qualidade sobre engenharia sanitária e ambiental para toda a sociedade brasileira e internacional”.

O palestrante Fernando Jucá discorreu sobre inovação e sustentabilidade no mundo, citando tópicos como startups em gestão de resíduos sólidos, boas práticas e sustentabilidade, encerramento de lixões e rotas de tecnologias de tratamento. Segundo o especialista, entre as soluções para o tema estão: estabelecer políticas públicas junto aos parceiros, ter conhecimento sobre as propriedades dos resíduos, fazer um diagnóstico do setor por municípios ou consórcios, fazer parcerias com empresas privadas e planejar a gestão com ênfase no ESG.

Ao final da apresentação de Jucá, os debatedores falaram sobre a gestão de resíduos sólidos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Em relação ao Ceará, Francisco Humberto de C. Junior destacou a gestão da informação e inteligência artificial no gerenciamento de resíduos sólidos.

Claudia Coutinho Nóbrega abordou estudos, pesquisas e a disseminação das informações com operadores públicos-privados no sistema de gestão no Estado da Paraíba.

Sobre o Rio Grande do Norte, Sergio Pinheiro mencionou a implantação e aplicação da rota tecnológica sustentável.

O webinar está disponível no canal da ABES no YouTube. Assista:

4 Comentários em ABES Conecta: Seção Paraíba promove debate inovação e sustentabilidade na gestão de resíduos

  1. Hello! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any suggestions?

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.