A sessão abordou conceitos e experiências de cooperação e assistência técnica, destacando a visão das agências multilaterais e de países em desenvolvimento.
A cooperação internacional e assistência técnica no setor de água crescentemente mostram o aumento da importância de maior acesso e trocas entre os países em desenvolvimento, além do tradicional fluxo de assistência vinda dos países desenvolvidos. Integrando Tema 6 “Cooperação Internacional”, este assunto foi destaque de uma das sessões da Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água no Brasil 2024, nesta terça-feira, 04 de junho.
O mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e acontece até sexta (7), de forma 100% online, em plataforma digital exclusiva e interativa.
A discussão foi moderada por Marcel Costa Sanches, secretário-geral da ABES e superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e coordenador do Tema 6. A sessão reuniu Gustavo Saltiel, líder global para o Setor de Saneamento para o Banco Mundial, Gustavo Mendez, coordenador Sector Água e Saneamento Países do Cone Sul do BID, e Agustin Alonso, coordenador de Projetos do Banco de Desenvolvimento da América Latina CAF.
A sessão abordou conceitos e experiências de cooperação e assistência técnica, destacando a visão das agências multilaterais e de países em desenvolvimento.
O palestrante Agustin Alonso falou sobre a atuação do CAF, banco de desenvolvimento para promover a melhoria da qualidade de vida de latino-americanos e caribenhos. No Brasil, o CAF abrange 22 operações em implementação, 6 estudos com investimentos de USD 3.3MM. Entre outros pontos, o especialista discorreu sobre instrumentos, convênios, ferramentas, programas e projetos de água, resíduos sólidos, drenagem, financiados pelo banco
Gustavo Saltiel falou sobre o Programa de Segurança Hídrica e Adaptação Climática para auxiliar países em desenvolvimento. Em sua apresentação, ele discorreu sobre todas as etapas e operações do projeto para encontrar soluções para o avanço do saneamento de uma forma mais sustentável.
O especialista Gustavo Mendez explicou sobre as atividades do BID para garantir acessibilidade econômica aos serviços de água. Para ele, o recurso financeiro não é suficiente para garantir avanço no setor. Neste sentido, é importante o uso de ferramentas, compartilhamento de tecnologia e conhecimento, apoio à capacitação dos profissionais e fomentar a colaboração e o intercâmbio entre os países para uma gestão sustentável.
O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Você ainda pode se inscrever para acompanhar o evento, clique aqui.
BWW Connection
No último Talk Show do intervalo desta terça-feira, a jornalista Daniela Lobo recebeu no estúdio da BWW 2024 Marisa Guimarães, coordenadora-geral desta grande realização, rica em conteúdo e em conexões entre grandes especialistas do Brasil e outros países. Marisa também coordena a Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifas, além de coordenadora de Assuntos Internacionais da Associação e diretora da ABES-SP. No bate-papo, Marisa comentou suas impressões sobre a sessão “Cooperação internacional e assistência técnica no setor de água”?