Últimas Notícias

JPS presente em evento sobre Desafios de Inovação Socioambiental para Estagiários e Aprendizes na UniverCedae 

Incentivando o engajamento da juventude no setor, o coordenador do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, Witan Silva, participou do encontro, que aconteceu na Universidade Corporativa da Cedae, no Rio de Janeiro. Fotos: Luís Alvarenga 

No dia 17 de julho, o programa Jovens Profissionais do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (JPS/ABES) marcou presença no evento ESG – Desafios de Inovação Socioambiental para Estagiários e Aprendizes. O encontro foi promovido pela UniverCedae, a Universidade Corporativa da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), em São Cristóvão/RJ.

Sob o objetivo de aproximar a juventude do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo e os mobilizar para o Dia Mundial da Juventude, em 12 de agosto, o quadro institucional da mesa de abertura foi integrado por Marcus Barão e Thaís Nascimento, chair e co-chair do Youth 20 (Y20), o grupo oficial de engajamento das juventudes no Grupo dos 20 (G20), iniciativa formada por ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia.

A mesa também recebeu Ronald Sorriso, secretário Nacional de Juventude, Bruna Brelaz, presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e Allan Borges, executivo ESG da Cedae. 

Com uma mesa de abertura diversa, o encontro também teve como foco chamar atenção para a apresentação de um projeto inovador que a Cedae deve aprovar e financiar por até 24 meses. Feita na metodologia Canvas e com quatro possíveis temas, essa novidade deve ser divulgada no Pitch Day, em 12 de agosto.

Witan Silva, coordenador nacional do JPS e do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, esteve presente para incentivar o engajamento dos mais jovens no setor. Ronald Sorriso compartilhou uma fala eloquente e inspiradora sobre sua trajetória de vida, que iniciou como jovem da periferia e hoje vive sob o contexto de Brasília, uma voz importante para a representação da juventude no cenário político nacional. O secretário concluiu sua fala cantando uma versão da canção Coisa de Pele, de Jorge Aragão, que possui uma letra muito significativa para a discussão.

Ainda, o evento contou com uma dinâmica de conexão entre os presentes por meio de gestos, utilizando o tato, proposta por Marcus Barão. Na atividade, o público deveria colocar a mão no ombro de quem estivesse ao lado e alcançar um terceiro colega com o pé. Para mais fotos, acesse aqui.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89