Últimas Notícias

Promovido pela ABES, Seminário Nacional discute avanços e desafios do saneamento rural na Bahia

O evento é uma realização da Câmara Temática de Saneamento Rural da entidade, em parceria com as Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento da Bahia e os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) do Ceará, Piauí e Pernambuco. Fotos: André Frutuôso e Fabrício Rocha

O XI Seminário Nacional de Saneamento Rural e o XIII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais tiveram inicio na última terça-feira, 6 de agosto, e segue até esta quinta (8), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Um convite a gestores públicos e a sociedade civil a refletirem sobre a trajetória e os avanços significativos na vida das populações rurais, melhorando a saúde, alimentação e acesso à água potável com regularidade.

O evento é promovido pela Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com as Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento da Bahia e os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) do Ceará, Piauí e Pernambuco.

Com o tema ‘O Saneamento Rural escrevendo sua história: Gestão Participativa e Compromisso Social’, o seminário tem o objetivo de promover a troca de ideias, tecnologias e ações sociais desenvolvidas pelos Sisars e Centrais, além de compartilhar experiências de gestão e políticas públicas do saneamento rural.

A vice-presidente nacional da ABES, Vanessa Brito, integrou a cerimônia de abertura do evento, no dia 6, representando o presidente da entidade, Marcel Sanches.

Representando o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, o diretor-geral da CAR, Alexandre Simões, destacou o compromisso da CAR com o fortalecimento deste modelo de gestão. “A CAR tem um papel importante no fortalecimento do saneamento rural da Bahia. Estamos empenhados em garantir a liberdade e a dignidade das populações rurais através do apoio ao acesso à água potável e ao saneamento básico”.

Sara Pereira dos Santos, presidente da Central de Associações Comunitárias de Caetité e da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Boca do Campo e Tanque Grande, no município de Tanque Novo, enfatizou o papel das mulheres na área de saneamento. “Discutir as melhores práticas para promover o saneamento rural é extremamente importante para o desenvolvimento dos municípios. Apenas por meio de parcerias efetivas conseguiremos avançar com o saneamento rural”.

Mônica Bicalho, coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, reconheceu a evolução da identidade rural. “Hoje, existe uma nova identidade rural que exige compromissos com responsabilidade social e ambiental, melhores padrões de serviços e sustentabilidade. Estamos no caminho certo e é importante reconhecer o esforço de todos os envolvidos”.

O evento é um marco para a Bahia nas discussões sobre os avanços das políticas de saneamento rural. Na Bahia, o trabalho das três centrais de associações comunitárias implantadas em Seabra, Jacobina e Caetité já beneficiou 126.170 pessoas em 41 municípios, realizando mais de 37 mil ligações e apoiando a instalação de 183 sistemas de abastecimento de água. Estão previstas a implantação de mais três centrais nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Ribeira do Pombal.

A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Confira o álbum de fotos

Assista à abertura do evento no YouTube

Fonte: CAR-BA

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89