O Talks “Inspira Cria” e Pitch Day – Soluções Inovadoras para Desafios Socioambientais aconteceu em 9 de agosto e contou também com parceria da Seas e do Ambiente Jovem.
O programa Jovens Profissionais do Saneamento JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo integraram a realização do Talks “Inspira Cria” e Pitch Day – Soluções Inovadoras para Desafios Socioambientais. Promovido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), o encontro aconteceu em 9 de agosto, na sede da empresa, no Rio de Janeiro, e contou também com parceria da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – Seas e do Ambiente Jovem.
O evento teve como finalidade engajar os estagiários e jovens aprendizes da CEDAE com membros do JPS, Ambiente Jovem e outros coletivos de atuação socioambiental com o objetivo desenvolver e propor soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela CEDAE – apresentados na Oficina de Ideias – mais de 150 jovens participaram.
Durante o último mês, os jovens trabalharam dentro de quatro temas: aproveitamento do patrimônio cultural socioambiental da companhia, mudanças climáticas e resiliência, destinação de resíduos e no programa Replantando Vida – Programa que promove a reinserção de apenados no mercado de trabalho e promove a produção de mudas e o reflorestamento das margens do Rio Guandu.
Com a parceria, a Cedae tem buscado fomentar a inovação através dos jovens e de maneira interna, construindo agendas propositivas e engajadoras de modo singular no setor.
Os grupos vencedores do desafio foram: Caravana da Cedae – Caminhos da Águas; Renovando Vidas e EcoopGuandu. As três ideias finalistas receberão mentoria da equipe da Superintendência Socioambiental da Cedae. O objetivo da mentoria é transformar essas ideias em projetos inovadores, promover o desenvolvimento de projetos com alto impacto positivo, alinhados aos valores e objetivos da Companhia.
Como aconteceu
A abertura do evento foi realizada pelo executivo de ESG da Cedae, Allan Borges.
Na sequência aconteceu o Pitch Day – Soluções Inovadoras para Desafios Socioambientais (júri interno – Primeira etapa), 15 grupos de trabalho apresentaram as soluções para o júri formado por especialistas da Cedae: Allan Borges, executivo ESG; Daniel Okomura, diretor de Grandes Operações; Alan Abreu, gerente de restauração ambiental; Andrea Farias, gerente de Desenvolvimento Humano; e Ana Beatriz de Moraes, gerente de Inovação.
As ideias foram avaliadas com base em critérios de inovação, viabilidade e impacto socioambiental.
Foram selecionados 5 grupos para apresentar as soluções para o júri externo formado pelos representantes da ABES e do JPS: Luan Oliveira, coordenador nacional do JPS ABES; Witan Pereira da Silva, coordenador nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo; e Rayssa Jacob, representante do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que também fizeram a chamada e a apresentação do Prêmio SJWP edição 2025.
Os demais jurados foram Ademir Canzian, coordenador na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Clima; Karoline Mendez, superintendente de economia econômica na Secretaria de Estado da Mulher; e Thaiz Costa, ex vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude.