Últimas Notícias

Silubesa 2024 tem discussão sobre gestão da água diante das adaptações às mudanças climáticas 


Moderado pela professora Carina Almeida, da Universidade Lusófona de Portugal, o primeiro painel do 21º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental reuniu académicos e especialistas do setor para discutir o tema na manhã desta quarta-feira (28).

Após o debate inaugural, o primeiro painel do 21º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Silubesa 2024, discutiu “A gestão da água em contexto de adaptação às alterações climáticas”, tópico que segue o tema central da edição: “água e nosso futuro”. 

 O evento é uma realização da ABES em conjunto com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB). O Silubesa acontece até esta sexta-feira, 30 de agosto, de forma híbrida – presencial, no Mar Hotel, na cidade de Recife, em Pernambuco, e em plataforma digital exclusiva.   

“O Silubesa este ano está com um tema fundamental para ser discutido”, elogiou a moderadora Carina Almeida, professora da Universidade Lusófona. Membro da direção da APRH, Carina destacou a importância da interação entre Portugal e Brasil. 

Carla Rolo Antunes, professora da Universidade do Algarve e vice-presidente da APRH foi uma das palestrantes do painel. Para a docente, a troca de experiência entre os dois países é um fator fundamental para o enriquecimento e a criação de conhecimento. “O futuro já é hoje”, ressaltou e completou: “temos que definir o nosso recurso para ter um futuro promissor”.  

O palestrante Jorge Cardoso Gonçalves, presidente da APRH, reiterou a relevância da discutido para o contexto de adaptação climática e defendeu que o tema da água é também sobre o nosso futuro e “a forma como nós conseguimos gerir as nossas infraestruturas, os sistemas que estão construídos, mas também os sistemas que faltam construir”.

Saulo Aires de Souza, coordenador de Mudanças Climáticas da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), integrou o time de especialistas no auditório em Recife. Susana Neto, docente da Universidade de Lisboa, completou o painel em participação remota. 

Acesse www.silubesa.com.br para acompanhar a programação e saber mais.