Últimas Notícias

ABES-CE: Fortaleza recebe o XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Começou nesta terça-feira, dia 22 de novembro, na capital cearense, a 12ª edição do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. O evento, que acontece até esta quarta, dia 23, é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Ceará (ABES-CE), presidida por André Pinto, e pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos – CTRS, que tem coordenação de Heliana Kátia Tavares Campos.

O encontro, que é realizado a cada dois anos, tem como objetivo contribuir com a discussão de temas relevantes para o setor, além de aperfeiçoar a prestação dos serviços de manejo dos resíduos sólidos e a limpeza urbana no País. Este ano, o tema central é “A Gestão Regionalizada e os Desafios da Logística Reversa”.

umaParticiparam da mesa de abertura o presidente da ABES-CE, André Pinto; o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz; o Diretor de Engenharia da Cagece, José Carlos; o Diretor do Centro de Tecnologia da Unifor, Jackson Sávio; o Representante da Rede de Catadores do Ceará, Charliany Bezerra e o Diretor da ACFOR, Marcílio Gomes.

quatPela manhã o público assistiu a palestra – Rotas Tecnológicas Sustentáveis para Valorização dos Resíduos, ministrada pelo professor José Fernando Thomé Jucá/UFPE e apresentação de trabalhos. Já na parte da tarde foram apresentadas duas palestras: Logística Reversa e os Desafios da Reciclagem Multimaterial no Mundo, com o professor Mário Augusto Tavares Russo/ESTGIPVC-Portugal e Redução da Emissão de Biogás pela Camada de Cobertura de Aterros Sanitários, com o professor Francisco Suetônio Bastos Mota/UFC, seguidas de apresentação de trabalhos. O primeiro dia de evento foi encerrado com uma mesa redonda com a participação dos três palestrantes.

O evento contou ainda com uma homenagem ao colaborador Geovar Matias pelos 30 anos de serviços prestados à ABES/CE.

duas
O presidente da ABES-CE, André Pinto (à esq.) e o homenageado Geovar Matias.

 

5 Comentários em ABES-CE: Fortaleza recebe o XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.