Últimas Notícias

Painel abertura – Evento da ABES destaca experiências dos setores de infraestrutura e energia na gestão de Gases de Efeito Estufa

No painel de abertura do Workshop “Mudanças Climáticas, a Gestão do Carbono e o Saneamento”, realizado na manhã de 10 de outubro, foram compartilhadas experiências de gestão de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos setores de energia elétrica e infraestrutura.

Os palestrantes discutiram as práticas adotadas por esses setores para reduzir as emissões, abordando estratégias de mitigação e as tecnologias mais recentes utilizadas. O evento proporcionou uma visão abrangente sobre como esses setores estão se adaptando às mudanças climáticas e contribuindo para a redução das emissões de GEE.

A primeira palestra foi da Consultora de Sustentabilidade da MoveInfra, Raissa Amorim, que trouxe um estudo sobre a descarbonização no setor de infraestrutura e logística. “Nesse estudo fizemos um levantamento de todo o contexto jurídico atual e acredito que ele pode contribuir para direcionar o setor de saneamento básico também”, afirmou.

Raíssa apresentou a MoveInfra – Movimento que reúne as seis maiores empresas de infraestrutura do Brasil – e detalhes do estudo que a empresa desenvolveu com o objetivo de identificar oportunidades e avaliar soluções de descarbonização. Segundo ela, o documento reúne uma série de medidas de aperfeiçoamento do atual conjunto normativo voltado à redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), com foco nos segmentos que integram o setor (rodoviário, ferroviário, hidroviário e portuário).

“O documento se divide em três partes: as atuais políticas públicas sobre descarbonização, os mecanismos regulatórios e as opções de financiamento climático disponíveis hoje no mercado. Para cada um dos capítulos, o MoveInfra sugeriu melhorias e alterações, que podem trazer mais transparência e segurança jurídica”, concluiu. De acordo com Raíssa, para o Plano Clima 2024-2035, o MoveInfra defende a adoção de inventários de GEE por meio de regulação específica para cada segmento da cadeia logística e a construção de metas de descarbonização para novas concessões, abrangendo a fase de implantação e operação do projeto.

Em seguida, o palestrante Enio Fonseca, Conselheiro do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE), destacou que uma das perguntas mais essenciais desse momento climático é: Qual será o custo de adaptação e mitigação dos impactos provocados pelas mudanças no clima? Ele disse que há uma mobilização no setor elétrico para tentar fazer um inventário de emissões capaz de identificar onde é possível trabalhar para a captura de emissões no setor energético.

“Nesse evento da ABES estamos tendo a oportunidade de fazer uma reflexão sobre os extremos climáticos que afetam toda a humanidade. Tanto o setor elétrico, quanto o saneamento, sofrem diretamente os efeitos climáticos por terem suas atividades vinculadas a água. Os impactos das secas e de longos períodos chuvosos nos desafiam a buscar iniciativas de resiliência e adaptação climática. Precisamos adotar medidas como o diagnóstico do uso e manejo adequado da água, zelar pelos aquíferos subterrâneos e investir em novos reservatórios que possam garantir a segurança hídrica para os múltiplos usos”, finalizou.

O presidente da ABES e moderador do Painel, Marcel Sanches, destacou que a pauta das mudanças climáticas é muito importante e que se faz necessário internalizar o aprendizado com outros setores.  Ele defende que os conceitos de resiliência precisam estar nos contratos de concessão dos serviços, de modo a obter recursos suficientes para promover maior estocagem de água, maior redução de perdas e mitigar esses efeitos climáticos. “Insisto nessa pauta da resiliência hídrica como fator de mitigação, pois a falta d´água é um impacto que as pessoas conseguem sentir de imediato. Aprender com a troca de experiencias, como a que acontece aqui hoje, é fundamental.”, concluiu.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89