Últimas Notícias

ABES-SP: Medidas de enfrentamento à escassez de água na Califórnia são tema de palestra da Câmara Técnica de Recursos Hídricos

A Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES Seção São Paulo CTRH/ABES-SP promoveu, nesta quarta-feira, 16, na sede da entidade, a palestra “Experiências na administração de secas na Califórnia”. O evento ocorreu durante a última reunião do ano da Câmara, que é coordenada por Luis Eduardo Grisotto, e contou com as participações de Luiz Roberto Gravina Pladevall, membro da diretoria da ABES-SP e presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento de Meio Ambiente, e de Viviana Marli Nogueira A. Borges, vice-presidente da AESabesp, que ministrou a palestra sobre o tema.

A engenheira e Pladevall integraram a comitiva de 10 pessoas que esteve este ano na Califórnia, nos Estados Unidos, para conhecer o trabalho do setor de saneamento e as medidas de enfrentamento da seca no estado americano.

Na ocasião, o grupo conheceu estações de reúso de água, como a Michelson Water Recycling Plant e o Groundwater Replenishment System, um dos maiores sistemas do mundo para água de reúso, e diversas empresas e departamentos responsáveis pelo saneamento em vários condados da Califórnia, como a West Basin Service Area, a Tillman Water Reclamation Plant, La Sanitation, Los Angeles Department of Water & Power e a Prefeitura de Los Angeles.

Segundo a presidente da AESabesp, a experiência da viagem foi significativa. “Vale a pena ter essa visão e a colaboração internacional entre as áreas”, afirmou.  Como trata-se de um problema que ocorre em vários países, a troca de informações é fundamental à busca de soluções, ressalta. “Há uma necessidade de intercâmbio, devido a essas mudanças que estão acontecendo ou condições diferentes das séries da históricas. A troca de informação é importante para que possamos evoluir neste cenário”, salientou, acrescentando que os comentários da plateia “foram ricos e complementares”.

A comitiva foi organizada por iniciativa e despesas dos próprios profissionais, com o objetivo de trazer para o Brasil experiências relacionadas a planejamento. “O marco foi a atuação deles em todas as áreas focadas em planejamento”, ressaltou Pladevall.

Segundo o diretor da ABES-SP, foi uma grande oportunidade apresentar o que foi visto na Califórnia para os membros da CT de Recursos Hídricos, para que possam avaliar e fazer um paralelo da crise californiana com a do Brasil. “A participação do público foi excelente. Este é um tema importante que temos que divulgar mais”, disse. “O que ficou dessa discussão é que nós precisamos melhorar a nossa comunicação em relação a este assunto”.

Para o coordenador da CTRH, Luis Eduardo Grisotto, essa experiência é muito importante para o trabalho da Câmara. “É valiosa para apoiar as atividades da CT na discussão da crise hídrica, no debate das medidas de enfrentamento de situações emergenciais, no estímulo a práticas de reúso e nas políticas e ações de comunicação”, ressaltou.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: