Uso do MEGSA reforça liderança da Sanasa em gestão de alto desempenho no setor
A cidade de Campinas conquistou o primeiro lugar no Ranking Nacional de Saneamento 2025, divulgado na última terça-feira (15) pelo Instituto Trata Brasil, e é a única entre os 100 maiores municípios do país a obter nota 10 em todos os indicadores avaliados. A conquista reafirma a importância do Modelo de Excelência da Gestão da ABES (MEGSA), aplicado de forma inédita e integral pela Sanasa, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do município.
A liderança de Campinas é resultado direto de um planejamento estratégico robusto e da consolidação de uma cultura de excelência em saneamento. Desde 2021, a Sanasa é a única companhia do setor a implementar o MEGSA em toda a sua operação. Desenvolvido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o modelo tem contribuído significativamente para otimizar processos, qualificar decisões e alinhar metas aos melhores padrões do setor.
“A posição de Campinas no topo do ranking reflete não apenas investimento, mas maturidade institucional. O uso do MEGSA é um diferencial técnico e estratégico que consolida a Sanasa como referência nacional em gestão de qualidade e inovação”, afirma Marcel Sanches, presidente nacional da ABES. “Essa conquista não é pontual: ela é o resultado de um modelo de gestão que prioriza eficiência, sustentabilidade e compromisso social”.
Nos últimos quatro anos, a Sanasa investiu quase R$ 1,1 bilhão no Plano Campinas 2030. O programa entregou 20 novos reservatórios de água potável, ampliou a capacidade de armazenamento em 196 milhões de litros e reduziu drasticamente o índice de perdas para 18,02%, um dos mais baixos do país. Além disso, foram substituídos 473 km de redes antigas, implantadas mais de 240 km de novas redes de água e construídos 190 km de redes de esgoto.
De acordo com Alessandro Tetzner, gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa, o MEGSA foi decisivo para consolidar uma nova cultura entre lideranças e equipes técnicas. “O foco principal do modelo é propor às companhias que o adotam, aprofundar o conhecimento e se preparar para enxergar no horizonte o melhor cenário para a aplicação dos recursos, que propiciem o uso das melhores e mais novas tecnologias, culminando em uma base sólida para a transformação digital e a consequente percepção da melhoria dos serviços para nossos clientes. A universalização dos serviços de saneamento 10 anos antes do prazo legal estabelecido no Marco Legal é um indicativo preciso disso”, afirma.
A empresa também concluiu, em 2025, o ciclo máximo do Programa Jornada da Excelência ESG, operando na categoria de 1.000 pontos, que avalia tanto os processos gerenciais quanto os indicadores de impacto. “Nosso objetivo é seguir ampliando essa excelência e contribuir para que o setor como um todo evolua. Os reconhecimentos são importantes, mas são consequência de uma gestão comprometida com resultados e com a vida das pessoas”, complementa Tetzner.
O Ranking Nacional de Saneamento é elaborado anualmente pelo Instituto Trata Brasil com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Sinisa), do Ministério das Cidades. A edição 2025 considerou os números de 2023 e reafirma a importância de modelos de governança como o MEGSA para transformar resultados em políticas públicas concretas, voltadas à saúde, ao meio ambiente e à justiça social.
Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.
Informações à imprensa
ABES – Pensata Comunicação
Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450