A Câmara Temática de Resíduos Sólidos (CTRS) da ABES realizou, em 13 de agosto, sua 1ª reunião com a nova coordenação. Órgão consultivo e de assessoramento técnico e político-institucional à Diretoria Nacional da ABES (ABES DN), a CTRS tem como propósito ampliar a participação e a integração dos associados, fortalecendo a atuação técnica da entidade no tema de resíduos.
Como primeiro resultado, a CTRS estruturou nove Grupos de Trabalho (GTs) voltados à produção de conhecimento aplicado, à divulgação técnica e ao apoio à formulação de políticas públicas e práticas de gestão. Os GTs liderarão a Série Resíduos – Cadernos Temáticos, publicações concebidas para disseminar informações qualificadas, dados e soluções replicáveis para o setor.
- Caderno Temático de Logística Reversa e Economia Circular
- Caderno Temático de Coleta Seletiva
- Caderno Temático de Indicadores para Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos
- Caderno Temático de Resíduos de Saúde
- Caderno Temático de Estruturação da Cobrança pelo Manejo de RSU
- Caderno Temático – Atlas dos Lixões
- Caderno Temático – DIADESOL
- Caderno Temático de Compostagem
Cada estado conta com um(a) coordenador(a) da CTRS, e nove deles indicaram um(a) coordenador(a) adjunto(a) articulando demandas regionais e promovendo sinergias entre academia, poder público, setor privado e sociedade civil.
A CTRS/ABES DN convida as(os) associadas(os) interessadas(os) a participar da CTRS de seu estado e a contribuir para o desenvolvimento da Engenharia Sanitária e Ambiental no Brasil. Manifeste seu interesse junto à Seção Estadual da ABES ou diretamente à coordenação da CTRS.

