Últimas Notícias

Caesb apresenta avanços em inovação tecnológica e gestão operacional no saneamento

Webinar destacou redução de perdas, eficiência energética, combate a fraudes e mapeamento geoespacial como pilares para modernizar serviços no DF

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou, no dia 1º de setembro, o webinar Inovação e Tecnologia em Gestão Operacional, que reuniu especialistas da empresa para apresentar estratégias voltadas à modernização do saneamento. O encontro foi mediado por Fuad Moura Guimarães Braga, superintendente da Caesb e vice-presidente da ABES-DF.

Diogo Fidelis Costa, gerente de Gestão de Perdas, destacou que 99% da população atendida no DF tem acesso à água potável, 95% à coleta de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado. Entre 2019 e 2024, os investimentos somaram R$ 1,68 bilhão. Ele apresentou ações da Comissão Multidisciplinar para Gestão de Perdas, que coordena mais de 100 atividades voltadas ao combate de perdas reais e aparentes. Fidelis também apontou os próximos passos, como a atualização de modelos hidráulicos e a criação de gêmeos digitais com sensores virtuais para otimização da rede. “Todo mundo é responsável por reduzir perdas, a sociedade do DF como um todo”, afirmou.

Na sequência, Amon Martins de Carvalho, gerente de Gestão Energética, ressaltou o papel da análise de dados na eficiência energética. O executivo destacou ferramentas como o Power BI e o uso de bibliotecas públicas da Aneel, ONS, IBGE e Inmet, que, aliados a dados internos da Caesb, permitem monitoramento em tempo real, identificação de desperdícios e apoio à tomada de decisões estratégicas. “Se a base de dados não for consistente, começamos errando”, alertou.

Rafael Tavares de Souza, coordenador de Processos, apresentou os resultados da aplicação de machine learning para fiscalização e combate a fraudes. Segundo ele, levantamento de 2023 revelou índice de fraude de 2,3% no DF, em universo de mais de 800 mil ligações de água. O uso de algoritmos de inteligência artificial tem permitido maior assertividade e retorno financeiro.

Já Rodrigo Junio Branches de Sousa, engenheiro civil da Caesb, falou sobre a adoção da tecnologia RTK GNSS, que garante precisão geoespacial no mapeamento das redes de água e esgoto. Ele apontou que o uso da tecnologia fortalece o desenvolvimento do gêmeo digital da companhia, ampliando a confiabilidade das informações e qualificando o planejamento e as intervenções futuras.

Para Fuad Moura Guimarães Braga, a iniciativa evidencia o compromisso da Caesb em alinhar gestão operacional e inovação. “A Caesb tem trabalhado com muito afinco no controle de indicadores que são fundamentais não apenas para a companhia, mas para todo o setor de saneamento”, afirmou.

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa

ABES – Pensata Comunicação

Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89