Últimas Notícias

Presidente da ABES-DF integra encontro sobre segurança de barragens

Nesta terça-feira, 29 de novembro, ocorreu, em Brasília, a etapa final das Oficinas “Revisando a Segurança de Barragens”, iniciativa capitaneada pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e outras entidades. Nesta última rodada, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, foi representado pelo engenheiro Marcos Helano Fernandes Montenegro, presidente da ABES Seção Distrito Federal (ABES-DF).

montenegro

O evento reuniu representantes de cada uma das oficinas regionais para em conjunto com os demais atores do sistema, consolidar encaminhamentos em uma carta aberta sobre a real situação da segurança de barragens no Brasil. O documento será enviado ao legislativo e ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Segundo Montenegro, a iniciativa foi motivada pelo desastre de Mariana, em Minas Gerais, ocorrido em 2015. “Este processo amplo de consultas se articula com outras ações a fim de aperfeiçoar a Política Nacional de Segurança de Barragens, instituída pela Lei 12.334, de 2010”, disse Montenegro.

Ao todo, foram realizadas 10 oficinas em diferentes estados brasileiros, de acordo com o engenheiro. Os encontros ocorreram em Florianópolis, Santa Maria no Rio Grande do Sul, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Maceió, São Paulo e São Luís do Maranhão.

Os eventos reuniram mais de 300 especialistas, entre empreendedores, representantes de órgãos gestores e fiscalizadores,defesa civil, especialistas das áreas técnicas e das engenharias, engenharia ambiental e geotecnia .

Toda a documentação gerada por esse processo está disponível aqui.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: