Últimas Notícias

Fórum sobre saneamento e direito à cidade marca implantação do JPS-PI

Nos dias 23 e 24 de março, o programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Piauí (JPS/ABES-PI) dará início às suas atividades. Em parceria com o Laboratório de Saneamento da Universidade Federal do Piauí – LASAM/UFPI e o Centro Acadêmico de Engenharia Civil da UFPI – CAEC UFPI, o programa promoverá o “I Fórum de Saneamento do Piauí – a importância do saneamento como elemento do direito à cidade”.  Inscrições aqui.

O objetivo do evento, que marca o início das ações o JPS-PI, é ampliar o debate acerca de saneamento, sobretudo no que concerne aos aspectos socioambientais.  O tema foi escolhido por ser um tópico pouco abordado na academia quando se trata de saneamento e por ser um tema que pode contribuir para a concretização das diretrizes da Lei do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/07) que completou 10 anos de implementação em janeiro deste ano. A ABES realizou o estudo “Situação do Saneamento Básico no Brasil – uma análise com base na PNAD 2015” sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, em um comparativo 2014/2015.

O coordenador do JPS-PI, Ronne da Cruz frisa que este decênio apresentou um avanço muito tímido no setor em todo país. “Os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2015) revelam um cenário alarmante no estado do Piauí. Apenas 76,50% da população têm acesso à rede de abastecimento de água, sendo que somente 9,51% desta também são atendidos com serviço de esgoto”, explica. “Com base no exposto, o fórum é instrumento importante para  despertar e mobilizar a população, sobretudo os jovens profissionais, para participar ativamente a fim de garantir a efetivação das ações de saneamento público, através do controle social previsto na lei.  O controle social é fundamental para garantir a universalização dos serviços e o direito à cidade”, conclui Ronne da Cruz.

Serviço: 

O quê: “I Fórum de Saneamento do Piauí – a importância do saneamento como elemento do direito à cidade”

Quando: dias 23 e 24 de março (quinta, das 13h às 20h, e sexta-feira, das 14h às 20h)

Onde: Universidade Federal do Piauí, Av. Universitária S/N

Inscrições aqui.

Para mais informações, acesse  aqui.

SNIS – Tabela Resumo de Informações e Indicadores por Estado. Disponível aqui. Auditório do Centro de Tecnologia – CT

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: