Últimas Notícias

JPS-Santos inicia atividades na Semana da Água

Integrantes do JPS-Santos

O programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-SP Subseção Santos realizou sua primeira ação na região nesta terça-feira, 21. Na ocasião, o integrante Cleyton Cardoso ministrou palestra sobre saneamento em comunidades isoladas na Semana da Água na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Santos.

Para os próximos meses, os integrantes vão discutir sobre a participação do JPS no evento “CIDADES-SE”, da UNIMONTE, além de realizar uma visita técnica em estações de tratamento da SABESP em Itanhaém. Há também a ideia de elaborar um evento sobre riscos que possivelmente para o segundo semestre deste ano.

Engajamento

Desde janeiro deste ano, associados jovens da ABES-SP e demais interessados vêm se reunindo em diferentes cidades do estado de São Paulo a fim de criarem novos núcleos. Desde 2015, o JPS-SP vêm se divulgando por meio da participação de atividades e palestras em diversas cidades e universidades do estado, marcando presença em Campinas, Limeira, Registro, Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, dentre outras.

Integrantes do JPS-Santos

Na Baixada Santista, as engenheiras ambientais Paula Pinheiro e Kayane Franco vêm tomando a frente da consolidação do núcleo na região. Na visão delas, a principal motivação em criar o JPS-Santos foi a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional por meio do networking com demais profissionais, troca de informações sobre a área e mercado de trabalho, dicas sobre oportunidades de desenvolvimento, cursos, participar de visitas técnicas. Além da necessidade de mais profissionais na área de saneamento na qual há grande interesse em seguir e poder ressaltar a importância desse tema para a engenharia ambiental entre outros temas relacionados.

Para as jovens profissionais “coordenar o JPS-Santos é sem dúvida um grande desafio e aprendizado, não é fácil conseguir conciliar todas as nossas atividades, o trabalho não permite ausências, ainda temos as demandas de faculdade, pessoais, porém, é muito satisfatório ter a possibilidade de influenciar as pessoas, poder ser exemplo para muitos jovens, está sendo uma grande experiência sem dúvidas. Nesse primeiro momento, será priorizada a divulgação do JPS Santos para conquistar mais participantes e associados para nosso grupo.” Afirmam as jovens engenheiras.

De acordo com Paula e Kayane, neste primeiro semestre, deu-se início às reuniões, com sede a princípio na faculdade UNIMONTE, com apoio do professor e também biólogo da SABESP o Dr. Daniel Tanigushi. Na segunda reunião, realizada em 20 de março, os jovens buscaram alinhar algumas atividades para o primeiro e segundo semestre.

Para o coordenador do JPS-SP o geógrafo Thomas Ficarelli, esse passo é de extrema importância para o fortalecimento e expansão do JPS. “Assim como no estado de São Paulo e nos outros, muitas atividades se concentram exclusivamente nas capitais. É missão da ABES e do JPS atingirmos cada vez mais locais e comunidades nos quatro cantos do país”, afirma. “No entanto, isso só é possível que houver mobilização local por parte dos jovens, visto a dificuldade de quem mora na capital de se deslocar constantemente. Espero que o trabalho em Santos sirva de exemplo para as demais cidades paulistas e brasileiras, sendo que em nosso estado a previsão é de que mais 2 ou 3 outros núcleos regionais sejam aprovados ainda neste ano”, ressalta Thomas Ficarelli.

Para saber mais sobre o JPS-SP, entre em contato conosco! jps@abes-sp.org.br

3 Comentários em JPS-Santos inicia atividades na Semana da Água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.