Últimas Notícias

Entrevista: Isabel Guimarães se despede da ABES. Walter Costa assume a Diretoria Executiva

Isabel: 33 anos de dedicação à ABES

O mês de dezembro marcou a história da ABES com a saída de Maria Isabel Pulcherio Guimarães da Diretoria Executiva, após 33 anos de brilhante atuação e dedicação à entidade e ao saneamento. “Estou virando uma página da minha vida, começando uma nova história. Considero minha missão cumprida na ABES. Fiz amigos em todo o Brasil e não tenho como agradecer a cada um. Minha história de vida se mistura com a da ABES, já que passei 33 anos me dedicando a associação. Saio em paz, na certeza de que dei sempre o máximo de mim. Agora vou escrever outro capitulo”, afirma.

Isabel destaca um dos momentos marcantes: “foram vários, mas me gratifica muito lembrar da compra da sede. “

A ex-diretora também ressalta a importância da ABES no saneamento brasileiro. “O país vive um momento complicado, com crises hídrica e financeira. Mas a ABES tem capacidade e liderança para unir o setor”, finaliza.

Quem assume a Diretoria Executiva é Walter Costa, que tem 27 anos de experiência no setor. O Portal ABES também conversou com o novo diretor sobre as perspectivas para a ABES em 2016. Leia abaixo a entrevista:

Portal ABES: Você acaba de assumir a Diretoria Executiva da ABES. Como vê este novo desafio?

Walter Costa – Um desafio instigante. Trabalhei no mercado do saneamento por mais de 27 anos, como fabricante/fornecedor (SAINT-GOBAIN, tubos de ferro dúctil para redes de água e esgoto) e venho agora para a ABES, que é associação que agrega todo o nosso setor. Ou seja, é ver o mesmo mercado mas por outro ângulo. A ABES pode e deve ser o canal de todos que atuam na área para buscar o desenvolvimento do saneamento no Brasil. Espero que a minha experiência, vinda do mercado privado, contribua para o fortalecimento da ABES.

Walter Costa: uma dos objetivos é ampliar a visibilidade da ABES
Walter Costa: uma dos objetivos é ampliar a visibilidade da ABES

Portal ABES – Quais são as prioridades da Diretoria Executiva em 2016?

Walter – Para 2016 temos um programa amplo, com os eventos do calendário habitual nosso, como o SILUBESA e o SIBESA, além dos Encontros Regionais. Temos as Câmaras Temáticas, para as quais buscamos seu crescimento, além de seminários com temas específicos que pretendemos organizar. A ABES possui uma ”vida própria ” e nosso plano é abri-la a novas propostas. Também uma reformulação do nosso site para que ele seja mais interativo aos nossos sócios e a todos que a ele queiram acessar. Claro, tudo isso com uma gestão atenta, mantendo um orçamento equilibrado e realista.
Portal ABES – Quais características da ABES podem ser, em sua opinião, potencializadas na atuação no setor?

Walter – Como falei, a ABES é uma associação agregadora, de todos que atuam no mercado do saneamento. Reunimos fabricantes, operadores, projetistas, empreiteiros, profissionais e estudantes. Ou seja, dessa união podemos buscar um mercado maior e melhor. Quando o Dante (presidente nacional da entidade) me convidou para assumir a direção executiva foi esta a mensagem que ele me passou, na qual acredito plenamente.
Portal ABES – Este ano a entidade comemora 50 anos de atuação pelo saneamento. Estão previstas iniciativas especiais para a comemoração?

Walter – Sem dúvida e é um marco que não podemos deixar em branco. Além de uma logomarca que em breve estará divulgada, teremos um ” livro eletrônico” com o depoimento dos que contribuíam para a história da ABES. Ainda estamos avaliando outras ideias mas queremos marcar os 50 anos da ABES com este perfil agregador que a ABES sempre teve.
Portal ABES – Como você vê a situação atual do saneamento no país?

Walter – O Brasil não está bem e o saneamento não está diferente. Costumamos dizer que o saneamento é o primeiro a entrar na crise e o último a sair dela, em parte porque nosso setor ainda não conseguiu mostrar à sociedade a importância que ele tem. A crise hídrica atual acabou trazendo à pauta do país a importância do saneamento, com o nível dos reservatórios estampados nas primeiras páginas dos jornais! Na realidade, tudo o que a grande imprensa e a TV comentam já falamos entre nós há muito tempo. O problema é este “entre nós apenas”. Quanto mais abrirmos este debate melhor será ao Brasil e é por onde vejo a missão da ABES.
Portal ABES – De que forma, além de todas as atividades e debates que promove ao longo de cada ano, a ABES pode contribuir ainda mais para a melhoria do setor? Quais são os entraves e quais são os caminhos possíveis em sua opinião?

Walter – Acredito que a resposta a esta pergunta está no que falei acima. A ABES tem que se fortalecer e se fazer mais conhecida. Levar o debate para fora de nossa casa. Eu lhe dou um exemplo: li recentemente o livro História do Futuro, da Míriam Leitão. No capítulo sobre o saneamento, ela cita a dificuldade em obter dados do setor e em nenhum momento cita a ABES. Comparada a outras análises feitas no livro, a do nosso setor é superficial e tomando este exemplo vemos como pouca atenção e um grande desconhecimento ainda existem sobre o saneamento. Não há entraves propriamente. Eu diria que a missão é nossa mesmo. Se voltar a chover, sairemos da pauta e isso não podemos deixar acontecer. O saneamento no Brasil ainda tem indicadores muito ruins e desafios enormes para a ABES mostrar e trabalhar para melhorá-los.

Portal ABES – Quais são suas expectativas e perspectivas em relação à atuação das seções estaduais da entidade?

Walter – A ABES tem uma estrutura nacional e regional. Há um programa central, que deve ser o eixo de todos, que trata do saneamento no Brasil; e programas regionais que devem ser conduzidos pelas seções estaduais, conforme prioridades ou demandas locais. De forma geral, assim funciona. Como estou chegando agora na ABES a atuação regional é um ponto que preciso melhor conhecer para avaliar e dar uma opinião.

2 Comentários em Entrevista: Isabel Guimarães se despede da ABES. Walter Costa assume a Diretoria Executiva

  1. Isabel,
    Para mim você foi realmente um marco na história da ABES. A sua dedicação, competência profissional e habilidade no trato com as pessoas sem dúvida foram impulsoras do desenvolvimento da entidade.
    Seja feliz na nova página de sua vida.
    José Nelson de A. Machado – Ex-diretor nacional

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.