Últimas Notícias

ABES-AC participa de audiência pública sobre gestão integrada de resíduos sólidos

Nesta sexta, 27 de setembro, o Presidente da ABES Seção Acre (ABES-AC), Engenheiro Julio Cesar Pinho Mattos, participou de  uma audiência pública promovida pela Prefeitura de Marechal Thaumaturgo/AC, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, acerca do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Marechal Thaumaturgo. Realizado na Câmara Municipal de Vereadores, em atendimento à Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o evento teve como finalidade o entendimento e a validação do plano.

“Falamos para a população que agora com o documento concluso, uma vez que o município já possui o Plano Municipal de Saneamento, habilita-se com a lei nacional de diretrizes do sanamento básico o acesso de recursos públicos nesta temática”, conta o Presidente da seção acreana da ABES. “Planejar o município é fundamental e o eixo saneamento básico é uma constituinte deste planejamento”, destaca.

Julio Cesar ainda parabeniza o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko, que tem, de acordo com ele, uma bonita história social. “Ele vem de uma aldeia indígena, estuda, chega à universidade, começa a fazer mestrado, mas abandona para se candidatar[à Prefeitura]”, detalha. Ele explica que Isaac Piyãko está imbuído a fazer o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município, embora este não possua ainda os 20 mil habitantes (que torna o plano obrigatório). “Ele não está na obrigatoriedade, mas ele entende que a gestão é extremamente importante”, frisa.

O Engenheiro ressalta que é significativo para todos os militantes da ABES ter esta notícia sobre um município “isolado geograficamente – não existe acesso por estradas para chegar a Marechal Thaumaturgo. E que mesmo com todos esses desafios torna-se mais um dos municípios brasileiros com os dois instrumentos de gestão pública e planejamento estratégico, que é o saneamento básico e gestão integrada de resíduos sólidos, que vamos entender já como saneamento ambiental”, salienta.

Julio Cesar aproveita para parabenizar o Presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, “pela importante participação junto aos parlamentares [nas discussões acerca do novo marco regulatório do saneamento. Saiba mais], com a esperança que possamos ter um equilíbrio entre o público e privado na participação efetiva para a efetiva para a universalização do saneamento”, conclui.

 

22 Comentários em ABES-AC participa de audiência pública sobre gestão integrada de resíduos sólidos

  1. Wonderful work! That is the kind of info that should be shared around the net. Disgrace on the search engines for not positioning this put up higher! Come on over and visit my website . Thanks =)

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.