Últimas Notícias

ABES-AM celebra 50 anos com Seminário sobre Saneamento e Meio Ambiente na Amazônia

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Amazonas (ABES-AM) comemora 50 anos de atuação no estado com a realização do I Seminário de Saneamento e Meio Ambiente do Amazonas. O evento, que aconteceu hoje (28), no Auditório João Bosco Ramos de Lima da Escola do Legislativo da ALEAM, teve como tema central “Juntos pela universalização do Saneamento e Preservação da Amazônia” e visou discutir o saneamento e o meio ambiente no estado do Amazonas.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor da Região Norte da ABES e Organizador do Evento, Rainier Pedraça de Azevedo, e da Presidente da Seção ABES-AM, Valdete dos Santos Araújo. A mesa também contou com representantes do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, do Legislativo e de outros apoiadores.

Em seu discurso de abertura, Rainier Pedraça de Azevedo, destacou a importância do saneamento e do meio ambiente para a sociedade amazônica e agradeceu a presença de todos os participantes. Ele ressaltou o trabalho da equipe da ABES-AM na organização do evento e o apoio das entidades parceiras. Valdete dos Santos Araújo também proferiu um discurso, parabenizando os 50 anos da ABES-AM e reforçando a importância do evento para a busca pela universalização do saneamento básico e a preservação ambiental na Amazônia.

Após a cerimônia de abertura, o Seminário teve continuidade com a realização de quatro paineis temáticos:

  • Painel I: Abastecimento de água e esgotamento sanitário, com moderação de Arlindo Sales Pinto, Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência e ex-presidente da ABES-AM. O painel abordou temas como os impactos da seca extrema no abastecimento de água no estado, o programa “Trata Bem Manaus” e o caminho para a universalização do esgotamento sanitário na capital, a privatização dos serviços de água e esgoto em Manaus sob a perspectiva da regulação, e os programas, planos e projetos de saneamento básico no Amazonas, incluindo o novo marco legal do setor.
  • Painel II: Resíduos sólidos, drenagem urbana e recursos hídricos, moderado por Josilene Monteiro Jeffres, Bióloga e especialista em Gestão Ambiental e Resíduos Sólidos. O painel debateu o panorama da destinação final dos resíduos sólidos no Amazonas, os materiais geossintéticos e sua aplicação em aterros sanitários e estações de tratamento, as mudanças climáticas e a crise hídrica na Amazônia, e os produtos sustentáveis para aproveitamento de água da chuva, reservação e tratamento de efluentes domésticos.
  • Painel III: Políticas públicas, Gestão, Regulação e Educação, sob a moderação de Etianne Monteiro Braga, Engenheira Civil e professora universitária na área de Recursos Hídricos. O painel discutiu o Fórum permanente de políticas públicas do CREA-AM e o envolvimento da sociedade, as políticas para o saneamento e meio ambiente de Manaus no contexto das mudanças climáticas, o saneamento básico no Amazonas e a importância do Fórum Estadual para o debate e implementação de ações e projetos, e o ensino e pesquisa sobre gestão e regulação de recursos hídricos no âmbito do ProfÁgua, com seus resultados e perspectivas.
  • Painel IV: Meio Ambiente, Saúde Pública e Saneamento Rural, com moderação de Elionara Pereira Nascimento da Silva, Engenheira Civil e Gerente de Contratos e Projetos. O painel abordou o Amazonas em sua trajetória rumo à COP 30, apresentando propostas e perspectivas, a Selva e a rede de monitoramento da poluição do ar no Amazonas, e a atuação do UNICEF no saneamento rural, com foco em água, saneamento e higiene.

O Seminário contou com o apoio de diversas instituições, como a Águas de Manaus (Grupo Aegea), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), o Governo do Estado do Amazonas, a Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Acqualimp, a AzulPack TechGround, a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), a Universidade da Água, o Instituto das Águas, a Rios D’Amazon e a PRENGE.

A ABES-AM, uma entidade sem fins lucrativos com mais de 50 anos de atuação no Amazonas, tem como missão promover atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida da população. Após o Seminário, a ABES-AM pretende dar continuidade aos debates sobre os temas abordados, buscando a implementação de ações e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável do estado.

Informações adicionais sobre a programação completa e os palestrantes podem ser encontradas no site da Sympla.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89