Últimas Notícias

ABES-AM debate na TV Norte Amazonas o saneamento de Manaus

O presidente da seção, Rainier Pedraça de Azevedo, participou do programa jornalístico da emissora afiliada do SBT no estado.

Nesta segunda, 1º de junho, a ABES Seção Amazonas (ABES-AM), representada por seu presidente, engenheiro Rainier Pedraça de Azevedo, participou de um debate no programa da TV Norte Amazonas, afiliada ao SBT no Estado, sobre o saneamento da cidade de Manaus/AM.

Segundo Rainier, a discussão foi ao ar no programa jornalístico da emissora comandado pela apresentadora Márcia Lasmar, que iniciou a conversa mostrando um vídeo no qual apresentava diversas tomadas relativas ao esgotamento sanitário de Manaus e ouvia comunitários e especialistas sobre o tema.

Os dados apresentados na reportagem, de acordo com o engenheiro, apontam que Manaus tem uma cobertura de esgotamento sanitário cerca de 20%. Entretanto, explica Rainier, esse percentual difere dos dados disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que sistematizados em trabalhos técnicos como o “Ranking ABES da Universalização do Saneamento de 2019” retratam que esse percentual é apenas um pouco superior a 12% da cobertura de esgoto na cidade.

Ele conta que na discussão ficou explicita a pouca cobertura desse serviço tão importante para a sociedade moderna. “Questões como valor da tarifa, expansão e universalização dos serviços de esgotamento sanitário, poluição dos igarapés de Manaus, doenças de veiculação hídrica entre outros temas correlatos permearam o interessante debate”, justifica.

Na oportunidade, o especialista pontuou “a necessidade do órgão municipal de regulação do serviço de água e esgoto melhorar a qualidade das informações disponíveis sobre o tema para facilitar a análise dos dados e, consequentemente, qualificar o debate com a sociedade”.

O presidente da ABES-AM parabeniza a emissora “pela pertinência e atualidade do assunto tratado e aos demais participantes que interagiram virtualmente no debate. Agradeço o convite e me coloco à disposição para participar de outros debates sobre o saneamento”.

Ranking ABES da Universalização do Saneamento 2020

Nesta sexta-feira, dia 5 de junho, às 10h, será lançado, em evento online e gratuito do programa ABES Conecta, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento – edição 2020″. Inscreva-se aqui.

1 Comentário em ABES-AM debate na TV Norte Amazonas o saneamento de Manaus

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.