Últimas Notícias

ABES-AM promove em Manaus ação socioambiental sobre descarte de resíduos

A iniciativa foi realizada pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CTRS) da ABES seção Amazonas na UKA – Aldeia Indígena Kokama Emanuel, Comunidade Novo Horizonte para incentivar o descarte correto de resíduos na região.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) Seção Amazonas promoveu a ação socioambiental “Descarte Correto dos Resíduos Sólidos”, no último dia 21 de dezembro. A atividade aconteceu na UKA – Aldeia Indígena Kokama Emanuel, Comunidade Novo Horizonte, em Manaus/AM. 

Realizada pela Coordenação da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CTRS) da seção, a iniciativa teve como público alvo povos indígenas e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas de povos das etnias mura, mundurucus, tucano, Sateré-Mawé e tupinambá. Patrocinadores e parceiros da iniciativa também marcaram presença.

De crianças a idosos, houve um grande engajamento nas atividades promovidas pela ABES-AM.

Na ocasião, ocorreram duas palestras sobre os temas “Resíduos orgânicos e Compostagem”, ministrada pela presidente da ABES-AM, MSc. Cheila Catunda, e “Descarte Correto dos Resíduos Sólidos”, com a vice-presidente, Profa Dra. Valdete Santos.

Ao fim das palestras, foram entregues 6 coletores ecológicos para aplicação das boas práticas da coleta seletiva doados pela Prefeitura Municipal de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP). Segundo a bióloga e coordenadora da CTRS-AM, Josilene Monteiro Jeffres, a ação teve como foco a “sensibilização para a realização de boas práticas voltadas para a coleta seletiva, minimizando os impactos causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos”. 

A coordenadora definiu o evento como um marco muito importante para a aldeia, contando também com um mutirão de limpeza no perímetro, acompanhado do mapeamento de toda a área para a implementação da coleta dos resíduos domiciliares (porta-porta), fruto da parceria com a Prefeitura. 

“Com o mutirão de limpeza, foi possível sensibilizar o público do evento do quanto é importante o descarte correto dos Resíduos Sólidos”, relata a bióloga. E reforça que descartados no meio ambiente de forma incorreta, esses resíduos poluem os solos, rios, e, principalmente, atraem doenças transmitidas por animais hospedeiros. 

Josilene Jeffres conta que ao final do evento alguns residentes ficaram surpresos com a quantidade e o peso total dos resíduos sólidos coletados. Foram pouco mais de 270 kg de papel, plástico, vidro e metal. 

Roseane Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras de Resíduos Sólidos e de Saúde Pública da ABES (estadual-SP e nacional) parabenizou a diretoria da Seção Amazonas e a coordenação de sua CTRS pela realização.

“É importante que cada câmara técnica, em seu estado, faça uma ação de envolvimento da sociedade, do setor público e de outras áreas”, com o intuito de reforçar não só a missão da Associação, mas suas ações sobre a temática de resíduos. Roseane também expressa grande expectativa para mais oportunidades como esta ao longo do ano de 2024.