Pauta também incluiu o comunicado formal do desligamento de Rainier Pedraça de Azevedo, como 1º secretário da entidade de no Amazonas, que assumiu o cargo de diretor nacional para a Região Norte.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Amazonas (ABES-AM) realizou, no dia 11 de julho de 2024, uma reunião para alinhar programação alusiva aos 50 anos da Seção. A pauta também incluiu o comunicado formal do desligamento do 1º Secretário da Seção, Rainier Pedraça de Azevedo, que assumiu o cargo de diretor nacional para a Região Norte e a indicação dos associados para compor o como membros fixos o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/AM) e o Comitê Estadual de Resíduos Sólidos (CERS/AM).
Dada a palavra ao atual diretor da Região Norte, este agradeceu os votos e o apoio recebidos de todos os associados da seção e disse que esse é mais um desafio dentro da associação. E mesmo assumindo o compromisso de atuar com a região Norte não vai deixar de apoiar a ABES-AM em todas as suas atividades.
Com relação à indicação dos associados para participação no colegiado dos órgãos de controle social, foram indicados pela ABES-AM: Arlindo Sales Pinto (2º secretário) e Etianne Monteiro Braga (conselheira fiscal) para compor o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/AM); e as associadas Josilene Monteiro Jeffres (conselheira fiscal) e Valdete dos Santos Araújo (presidente em exercício) comporão o Comitê Estadual de Resíduos Sólidos (CERS/AM).
Na sequência foram tratados a realização de eventos alusivos aos 50 anos da ABES-AM, sendo sugerida a realização de eventos preliminares como um webinar, nesse caso o tema inicialmente proposto foi “Abastecimento de água em período de seca extrema no Amazonas”. Posteriormente foi aventado um outro evento tipo Encontro e/ou Seminário de Saneamento Básico voltado a estudantes e o público em geral.
Na oportunidade, foram iniciadas as discussões sobre a realização de um evento em dezembro/2024, alusivo aos “ABES-AM 50 anos”. A ideia é escrever um resumo histórico da atuação da ABES-AM e, de uma forma singela, homenagear os profissionais que atualmente contribuem com a seção e também os colaboram para a consolidação dessas “Bodas de Ouro” da ABES no Amazonas. Por fim, a Direção vai afinar as tratativas para a realizar os eventos programados para esse segundo semestre de 2024.