No dia 19 de agosto, o presidente da ABES Seção Amazonas (ABES-AM), Rainier Pedraça de Azevedo, realizou uma série de visitas aos municípios de Alvarães, Tefé e Uarini localizados na região do Médio Solimões, no Estado do Amazonas, com o intuito de buscar apoio, principalmente em Tefé, para o II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento está previsto para acontecer em 2020.
A primeira reunião foi no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes, vinculada à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.
O coordenador do DSEI, engenheiro Agnus, reuniu a equipe do Serviço de Saneamento e Edificações (SESANI) para ouvir a explanação do representante da ABES-AM. Ele se mostrou motivado, segundo Rainier, para participar do evento, inclusive com a submissão de trabalhos técnicos pelos servidores. Muitas atividades de saneamento são desenvolvidas neste Distrito, porém são pouco divulgadas e esta é uma boa oportunidade para compartilhar as ações exitosas realizadas pelo DSEI.
Na sequência, Rainier visitou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com 20 anos de atuação no Amazonas. O instituto desenvolve atividades de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões.
Esta reunião contou com a participação da Diretora de Manejo e Desenvolvimento Sustentável, Dávila Corrêa, e da pesquisadora Maria Cecília Gomes (foto em destaque). De acordo com Rainier, Dávila expressou que o Instituto tem interesse de participar do congresso, pois já atua diretamente com estudos e programas de saneamento, além de outros projetos na área socioambiental nas reservas de desenvolvimento sustentável de Amanã e Mamirauá.
Para finalizar, o presidente da seção amazonense da ABES visitou o Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), vinculado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele foi recebido pelo diretor Luiz Augusto Reis Caxeixa (professor Guto), que se mostrou bastante entusiasmado e receptivo com o evento, conforme Rainier. “Ele vai reunir o colegiado da instituição para buscar apoio no sentido de viabilizar a participação de professores e alunos no congresso”, conta o engenheiro.
“O lançamento oficial do II Congresso Brasil Norte de Engenharia Sanitária e Ambiental está previsto para ocorrer em outubro deste ano. Mas as articulações na busca de apoio para sua realização estão apenas iniciando”, pontuou Rainier, que aproveitou a oportunidade para agradecer a ótima receptividade que teve em Tefé-AM.
This post really resonated with me. Keep up the good work.
The information you shared is very valuable, thank you for sharing! Discover More
Great website.ots of useful information here. look forward to the continuation.<a href="https://www.google.co.il/url?sa=i
Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others.
I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
it’s awesome article. I look forward to the continuation.