Últimas Notícias

ABES Conecta: celebrando a Semana da Água 2021, Seção RS promove debate sobre recursos hídricos e saneamento

Encontro da ABES-RS em parceria com a Corsan aconteceu nesta quarta-feira, 1º de dezembro. Assista no YouTube.

Nesta quarta-feira, 01 de dezembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambienta Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), realizou um webinar sobre recursos hídricos e saneamento.

O encontro celebrou a Semana da Água 2021 e aconteceu online, por meio do ABES Conecta, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube.

O Rio Grande do Sul foi pioneiro na implantação de Comitês de Bacia Hidrográfica, um verdadeiro Parlamento das Águas, presente em todo o território nacional. Nos Comitês de Bacia, têm sido muito importantes nos debates a participação da ABES e das empresas de saneamento, dada a inteligência na área da gestão dos recursos hídricos desenvolvida ao longo de décadas por estas instituições.

O webinar foi apresentado por Ricardo Rover Machado, engenheiro civil e coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES, com moderação de Fabiane Schwede, Química, especialista em Tratamento de Água e agente de Educação Ambiental da Corsan-Ijui.

abes conectase

Os convidados para discutir a importância do tema foram: Ana Elizabeth Carara, bióloga, presidente da ABES-RS e vice-presidente do Comitê Lago Guaíba, Gelson Luiz Faccin, químico industrial e representante da Corsan no Comitê Ijuí, e Lariane Schossler Brites, engenheira civil, Gestora do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos da Corsan.

Os palestrantes discutiram as principais questões que envolvem o saneamento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Entre outros tópicos, discorreram sobre legislação,  propostas de regionalização, plano estadual e políticas públicas, novo marco legal e diretrizes, gestão de recursos hídricos, comitês e planos de bacias hidrográficas e estações de tratamento de água.

O evento está disponível no canal da ABES no YouTube, clique aqui para assistir.

Fique ligado em nossa programação:

Nesta quinta, dia 2, teremos mais um Encontro Temático. O tema será “Contratos de Performance para Parcerias mais Eficientes na Redução de Perdas e Eficiência Energética”. (Assista aqui)

E na sexta, dia 3: Diálogos do Saneamento: Licenciamento Ambiental e Soluções para a Universalização do Saneamento. (Assista aqui).

ABES Conecta 

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 350 mil visualizações nas transmissões! 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

 

1 Comentário em ABES Conecta: celebrando a Semana da Água 2021, Seção RS promove debate sobre recursos hídricos e saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.