Últimas Notícias

ABES Conecta: Diretoria Nordeste realiza 3º webinar da série “Um caminho pelas Águas do Rio São Francisco: O Rio da Integração”

Tema do debate, que ocorreu nesta quinta,1º de julho, foi ‘Sistema de Gerenciamento e seus Atores: Atuação dos Conselhos, Comitês de Bacias’.

Por Jéssica Marques

A Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Diretoria Regional do Nordeste, realizou o terceiro webinar da série especial “Um caminho pelas Águas do Rio São Francisco: O Rio da Integração”. 

O tema desta quinta-feira, 1º de julho de 2021, foi “’Sistema de Gerenciamento e seus Atores: Atuação dos Conselhos, Comitês de Bacias”. O debate foi transmitido gratuitamente pelo YouTube da associação, por meio do programa ABES Conecta, e pode ser assistido aqui. 

O objetivo desta série é ampliar as discussões e ações de saneamento básico e ambiental das regiões brasileiras que integram a bacia hidrográfica do também chamado Velho Chico.

O rio é considerado um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul. Ao todo, serão realizados seis webinares gratuitos, com a participação de diversos especialistas do setor e transmissão pelo canal da associação no YouTube. 

Nesta quinta, o webinar contou com a participação de Humberto Cardoso Gonçalves, superintendente de apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) – SAS/ ANA; Laudízio da Silva Diniz, engenheiro civil da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA); Paulo Varella Neto, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açú; e Anivaldo de Miranda Pinto, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Integraram ainda a abertura do evento, Geny Formiga, presidente da ABES-RN, e Ana Catarina Pires, presidente da ABES-AL.

A moderação foi feita por Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. A apresentação foi realizada por Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para a Região Nordeste, e Francisco Humberto, presidente da ABES Seção Ceará (ABES-CE). 

“Traçar os caminhos de discussão para um tema tão especial relacionado à transposição das águas do Rio São Francisco é meritório no que diz respeito a fazermos uma discussão centralizada sobre a concepção que estes nossos palestrantes trarão. A apropriação destas participações de todos os atores que são envolvidos nestes temas integrados”, afirmou o moderador. 

O 4º episódio da série especial acontecerá no dia 08 de julho (quinta-feira), às 10h, e abordaráo tema “Cobrança pelo uso da água: Pela União e Estado”. Para participar, basta realizar sua inscrição aqui

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 250 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.