Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas discutem alternativas energéticas no saneamento em 3º webinar do Seminário de Perdas

Encontro integrou o 7º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES e recebeu representantes das empresas EPAL (Portugal), Sabesp e CAESB.

Por Murillo Campos 

Especialistas debateram alternativas energéticas nas companhias de saneamento no terceiro evento virtual do Seminário de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado nesta terça, 15 de setembro. O encontro teve a apresentação de Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES e moderação de Alberto Fossa, diretor executivo da Abrinstal.

Participaram os convidados José Manuel Sardinha, vice-presidente da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), Cristina Zuffo, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, e Humberto Adamatti, responsável pela Gestão de Energia e Eficiência Energética na CAESB.

Na ocasião, os palestrantes trataram sobre soluções de novas fontes de energias para o setor de saneamento, envolvendo economia circular, uso de biogás, energia solar fotovoltaica, além dos impactos no meio ambiente e perspectivas futuras relacionadas ao assunto. Clique aqui e assista ao evento completo.  

O seminário é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, em parceria com as Seções estaduais da ABES: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O evento foi aberto, em 1º de setembro, com a Palestra Magna “Eficiência Energética e Gestão de Perdas”, ministrada por Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. Assista aqui

O segundo webinar falou sobre “O impacto da Gestão de Perdas nos Recursos Hídricos”. Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, acesse aqui.

Próximos debates

Ao todo, serão cinco webinares gratuitos e especiais do seminário no programa ABES Conecta para promover a discussão sobre o controle e gestão de perdas de água e eficiência energética, voltado a todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos na temática.

O próximo webinar está marcado para o dia 22 de setembro, às 10h e vai falar sobre “Taxa Natural de Crescimento das Perdas Reais”. Clique aqui e faça já sua inscrição. 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 100 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

10 Comentários em ABES Conecta: especialistas discutem alternativas energéticas no saneamento em 3º webinar do Seminário de Perdas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.