Últimas Notícias

ABES Conecta: médico e professor da USP Paulo Saldiva fala em webinar sobre a propagação do coronavírus

Especialista explica as características da Covid-19 e como o vírus se espalhou com tanta eficiência pelo mundo.

Por Murillo Campos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio de sua Câmara Temática de Comunicação no Saneamento, promoveu nesta quarta-feira (22/04) um webinar gratuito com o médico e professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Saldiva.

Dante Ragazzi Pauli

Com mais de 500 pessoas inscritas no evento online, o especialista abordou o tema “Como o SARS-CoV-2 tornou-se tão infectante”, tratando as características do vírus, como ele atua no organismo e os motivos da proliferação acelerada. O encontro teve a apresentação de Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES.

“Você pode ter o vírus dentro de si e transmiti-lo para outra pessoa, sem que você se reconheça doente, sem que sinta sintoma algum. Então, uma pessoa pode em até 14 dias transmitir o vírus inadvertidamente para outras”, disse Saldiva. Ele apontou o deslocamento das pessoas em viagens e o envelhecimento da população como fatores que auxiliaram a disseminação da doença.

Além disso, destacou a necessidade de testes em larga escala e a união de poderes em prol da produção de vacinas contra Covid-19. “Vamos precisar de estruturas ágeis e eficientes, usando a melhor tecnologia possível, para melhorar a produção de vacinas e isso vai acontecer, todos os grandes progressos da saúde surgiram depois de guerras ou grandes pandemias”, concluiu.

Para conferir o webinar completo, clique aqui

A iniciativa faz parte do programa “ABES Conecta”, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online.

*As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

3 Comentários em ABES Conecta: médico e professor da USP Paulo Saldiva fala em webinar sobre a propagação do coronavírus

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.