Últimas Notícias

ABES Conecta: simpósio fala sobre os desafios e experiências para implementação do reúso da água

Segundo dia do III Simpósio Internacional de Reúso da Água reúne especialistas e apresenta perspectivas e cases de sucesso da temática

Por Murillo Campos

O segundo dia do III Simpósio Internacional de Reúso de Água, realizado nesta terça, 17 de novembro, apresentou os desafios, potencialidades e cases de sucesso internacionais para implementação do reúso de água. O evento é uma realização da ABES Seção Paraná (ABES-PR), ABES Diretoria Nacional, Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Com apresentação de Karen Amaral, diretora da ABES-PR, a primeira palestra do dia foi ministrada por Daniel Nolasco, diretor da IWA (International Water Association). Na ocasião, ele falou sobre as experiências e benefícios do aproveitamento de água e a necessidade do desenvolvimento de políticas para promover o uso integral dos recursos hídricos.

“É importante fazer o reúso de maneira sustentável e inteligente, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e de infraestrutura existente, projetando para o futuro”, explicou Nolasco.  

Na sequência, Menahem Libhaber, consultor do Banco Mundial, traçou um panorama dos obstáculos e potencialidades da temática para aliviar crises de água, além das perspectivas para o reúso no Brasil. “Há zonas com abundância de água e outras que não têm. Nestas regiões pode ser utilizado o reuso potável e acredito que no futuro será. Há muitas oportunidades no País”, comentou Libhaber. 

Se você perder ou deseja rever a transmissão, clique aqui e assista ao 2º dia de palestras do III Simpósio Internacional de Reúso de Água. 

O evento conta com patrocínio da Hidrogeron – Tratamento de Água e Esgoto e apoio do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis), Uninter e das Câmara Temáticas da ABES de Dessalinização e Reúso e Tratamento de Esgotos.

O que vem por aí

Ao todo, serão seis webinares gratuitos e online do 3º Simpósio Internacional de Reúso de Água no programa ABES Conecta, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir a temática.

O próximo encontro será nesta quarta, dia 18, às 16h, com o tema “Bioeconomia e o reuso de água. Saiba mais e inscreva-se aqui.

Aproveite e confira também a programação completa aqui

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 150 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

3 Comentários em ABES Conecta: simpósio fala sobre os desafios e experiências para implementação do reúso da água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.