Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar aborda modelos de ordem de serviço para melhorias na gestão de ativos e na operação

O evento reuniu nesta terça (15) especialistas do setor de saneamento para discutir o tema e está disponível no canal da ABES no YouTube. 

Por Rhayana Araújo 

Na tarde desta terça-feira, 15 de junho, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental reuniu especialistas do setor de saneamento para debater o tema “Ordem de Serviço na Gestão de Ativos e na Operação” em webinar do programa ABES Conecta. A moderação do debate foi feita por Rita Cavaleiro de Ferreira, coordenadora do ProEESA (GIZ-MDR).

O webinar contou com os palestrantes Cesar Ramos, coordenador de Padronização de Materiais da Gerência de Metodologia Operacional – GMOP da Companhia do Saneamento do Paraná – Sanepar; Helena Alegre, diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC; e Rita Salgado Brito, doutoranda em Engenharia Civil e pesquisadora auxiliar no LNEC. Além disso, o encontro contou com a presença dos debatedores Onofre de Assis de Souza, diretor Comercial e de Operações na Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul – Sanesul; e Elthon Teixeira, gerente de Sistemas de Abastecimento na Sanesul.

Cesar Ramos apresentou o funcionamento do sistema AS-E: Atendimento de Serviço Eletrônico, utilizado pela Sanepar nos trabalhos relacionados ao atendimento de serviços de campo, voltados para a redes de coleta de esgoto. “A Sanepar trabalha com o sistema desde a década de 80, quando era um formulário impresso. Desde 2010 a gente começou a informatização deste processo, aplicando em 100% da companhia e prestadores de serviços a partir de 2018. Temos cerca de 2 mil usuários diários utilizando o sistema”, afirmou Cesar.

Helena Alegre e Rita Salgado Brito apresentaram um manual solicitado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, de Portugal, que indica as ordens de serviços como um instrumento importante para fazer uma melhor gestão de ativos. O manual aborda a elaboração, manutenção e uso de informação de cadastro e de ordens de serviço e as melhorias da qualidade das informações de base para a gestão patrimonial de infraestruturas.

Onofre de Assis de Souza e Elthon Teixeira contaram a experiência da Sanesul no processo de informatização das ordens de serviços, em 2014, e os resultados positivos obtidos por meio do processo.

Para assistir ao debate completo, clique aquiAs opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 240 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

1 Comentário em ABES Conecta: webinar aborda modelos de ordem de serviço para melhorias na gestão de ativos e na operação

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.