Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar debate regularização fundiária urbana

Realizado nesta quinta pela ABES-DF, o debate teve transmissão ao vivo por meio do canal da ABES no YouTube e está disponível para visualização AQUI.

Por Rhayana Araújo

Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Distrito Federal realizou um webinar com o tema “Regularização fundiária urbana: impactos da  Leiº 13.465/2017 no acesso dos moradores aos serviços de água e esgoto em assentamentos precários”. O evento aconteceu por meio do programa ABES Conecta, com transmissão ao vivo pelo canal da ABES no YouTube.

O evento teve a mediação de Marcos Helano Fernandes Montenegro, coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento e diretor nacional da ABES. E contou com participação dos seguintes palestrantes: Tarcyla Fidalgo Ribeiro, pesquisadora do Observatório das Metrópoles; Jefferson Motta, técnico em Edificações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); e Benny Schvarsberg, professor titular e pesquisador de urbanismo e planejamento urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB.

“O tema deste webinar é um tema de extrema importância para a questão da universalização dos serviços de saneamento e para os atendimentos equânimes de todos os brasileiros. E o atendimento universal significa inclusive o atendimento daquelas pessoas que moram em assentamentos precários, às vezes declarados como passíveis de regularização, outras vezes considerados como invasão. Uma população invisível muitas vezes até para as estatísticas”, ressaltou o mediador do debate, Marcos Helano Montenegro.

A palestrante Tarcyla Fidalgo trouxe as interlocuções entre as leis 13.465 (marco normativo sobre a regularização fundiária e urbana) e a 14.026 – esta última que é o novo marco do saneamento básico, que altera a legislação anterior sobre o tema. Tarcyla explicou, ainda, de que forma a lei 13.465 promoveu uma alteração drástica no modelo de regularização fundiária adotado no Brasil.

Benny Schvarsberg começou falando sobre os dois paradigmas em conflitos permanentes nas políticas de regularização fundiária: de um lado a concepção conservadora de corte neoliberal e privatista; e, do outro, o campo teórico que vê a titulação como um dos elementos de um processo mais amplo, que é o de integração de grupos sociais historicamente à margem do direito à cidade. O último a palestrar foi Jefferson Motta, que trouxe sua experiência dentro de uma área do Distrito Federal que passou por um processo de regularização fundiária, enquanto servidor da Caesb, e explanou sobre os desafios enfrentados pela companhia.

Para acessar a transmissão completa do webinar, acesse AQUI.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

3 Comentários em ABES Conecta: webinar debate regularização fundiária urbana

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89