Últimas Notícias

ABES debate papel do saneamento na resposta climática do Brasil rumo à COP30

Webinar discute como o setor pode reduzir emissões e fortalecer políticas públicas de adaptação em benefício da população

O avanço das mudanças climáticas já afeta diretamente o abastecimento de água, o tratamento de esgoto e a infraestrutura urbana no país. Para discutir soluções e estratégias que conciliem sustentabilidade, governança e interesse público, a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) promove, no dia 30 de outubro, às 10h, o webinar “Da gestão de riscos ao mercado de carbono: a nova agenda climática do saneamento na rota da COP30”.

O encontro reunirá especialistas e representantes do setor para debater como o saneamento pode contribuir para reduzir emissões, prevenir desastres e fortalecer políticas de adaptação climática, além de se adaptar a eventos climáticos e as regras de reporte. As discussões antecipam temas que estarão no centro da COP30, em Belém (PA), como a necessidade de investimentos em infraestrutura resiliente e a inclusão de cidades e comunidades vulneráveis na transição para uma economia de baixo carbono.

“Discutir clima e saneamento é discutir saúde pública, qualidade de vida, resiliência hídrica e justiça social. Cada ação que reduz riscos ambientais e emissões de gases de efeito estufa tem impacto direto sobre as pessoas e os territórios mais vulneráveis”, afirma Ana Lucia Szajubok, coordenadora da Câmara Temática de Mudanças Climáticas e Gestão de Carbono no Saneamento da ABES, responsável pela organização do evento.

Participam do debate Melina Amoni, gerente sênior de riscos climáticos da WayCarbon; Rafael Marques, gerente sênior de mitigação climática da CooperaClima; e Laís Alves Souza, engenheira ambiental e líder de projetos da Icare. A mediação será feita por Roberta M. K. Filippini, engenheira ambiental e assessora da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.

O webinar será transmitido ao vivo pelo YouTube da ABES Nacional (acesse aqui), com inscrições abertas neste link. A iniciativa reforça o papel do saneamento como vetor essencial da política climática brasileira e destaca a importância de integrar a agenda ambiental à promoção de direitos humanos, desenvolvimento urbano e justiça climática.

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa

ABES – Pensata Comunicação

Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89