Webinar discute como o setor pode reduzir emissões e fortalecer políticas públicas de adaptação em benefício da população
O avanço das mudanças climáticas já afeta diretamente o abastecimento de água, o tratamento de esgoto e a infraestrutura urbana no país. Para discutir soluções e estratégias que conciliem sustentabilidade, governança e interesse público, a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) promove, no dia 30 de outubro, às 10h, o webinar “Da gestão de riscos ao mercado de carbono: a nova agenda climática do saneamento na rota da COP30”.
O encontro reunirá especialistas e representantes do setor para debater como o saneamento pode contribuir para reduzir emissões, prevenir desastres e fortalecer políticas de adaptação climática, além de se adaptar a eventos climáticos e as regras de reporte. As discussões antecipam temas que estarão no centro da COP30, em Belém (PA), como a necessidade de investimentos em infraestrutura resiliente e a inclusão de cidades e comunidades vulneráveis na transição para uma economia de baixo carbono.
“Discutir clima e saneamento é discutir saúde pública, qualidade de vida, resiliência hídrica e justiça social. Cada ação que reduz riscos ambientais e emissões de gases de efeito estufa tem impacto direto sobre as pessoas e os territórios mais vulneráveis”, afirma Ana Lucia Szajubok, coordenadora da Câmara Temática de Mudanças Climáticas e Gestão de Carbono no Saneamento da ABES, responsável pela organização do evento.
Participam do debate Melina Amoni, gerente sênior de riscos climáticos da WayCarbon; Rafael Marques, gerente sênior de mitigação climática da CooperaClima; e Laís Alves Souza, engenheira ambiental e líder de projetos da Icare. A mediação será feita por Roberta M. K. Filippini, engenheira ambiental e assessora da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.
O webinar será transmitido ao vivo pelo YouTube da ABES Nacional (acesse aqui), com inscrições abertas neste link. A iniciativa reforça o papel do saneamento como vetor essencial da política climática brasileira e destaca a importância de integrar a agenda ambiental à promoção de direitos humanos, desenvolvimento urbano e justiça climática.
Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.
Informações à imprensa
ABES – Pensata Comunicação
Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450