A entidade foi representada pelo engenheiro Witan Silva, coordenador da etapa brasileira do Prêmio, considerado o Nobel da Ciência Jovem.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) realizou uma visita técnica à Thermo Fisher Scientific, na cidade de São Paulo, no dia 2 de agosto. Representando a entidade, o engenheiro Witan Silva, coordenador do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil, reuniu-se com profissionais da empresa para falar também sobre uma possível parceria com o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que é realizado no país pela ABES, por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS).
Witan foi à sede acompanhado da professora Márcia Freitas da Silva, professora da ETEC Irmã Agostina (SP), e de Yasmin Corrêa de Araújo, estudante finalista da edição 2021 do prêmio. Eles foram recepcionados pela equipe formada por Diego Camuzi, Patricia Kato, Daphine de Paula e Stefano Hwang.
A Thermo Fisher é uma fornecedora americana de instrumentação científica, reagentes, consumíveis e serviços de “software”, que capacita cientistas a resolver desafios analíticos complexos em pesquisas farmacêuticas, biotecnológicas, acadêmicas, governamentais, ambientais e industriais, bem como no laboratório clínico. Mantém a ciência avançando ao oferecer mais de 2,5 milhões de produtos e serviços de suporte extensivos aos mercados de pesquisa, produção, saúde e educação científica em todo o mundo e possui equipamento da parte de ambiental para análises clínicas e químicas.
Witan Silva comenta que este primeiro encontro teve como foco entender osobjetivos da empresa e para que a Thermo Fisher conhecesse o Prêmio Jovem daÁgua de Estocolmo. O engenheiro explica que foi acompanhadopela professora Márcia Freitas, que tem uma abordagem forte na partede análises químicas e é uma grande parceira do prêmio, orientadora dosfinalistas da ETEC Irmã Agostina, (SP), que é uma escola de referência emparticipação na premiação, campeã na edição de 2019 e finalista em 2024, e deYasmin Araújo, finalista da edição 2021, que deu continuidade em sua carreiraprofissional na área científica.
Witan destaca que está entusiasmado com a possível parceria com a Thermo Fisher, que poderá contribuir para os estudantes inscritos no Prêmio e para a produção científica brasileira. Após a reunião foi promovida uma visita orientada ao Centro de Experiência ao Cliente (CEC), que possui equipamentos de última geração das áreas médicas – relacionados à covid-19, produção de vacinas, sequenciamento genético e contraste, além de equipamentos da área ambiental como espectrômetros e sistemas de cromatografia, entre outros.
“A visita foi muito bacana. Fomos muito bem recebidos”, enfatiza o engenheiro. “Na reunião, foi iniciada a conversa sobre a parceria com a empresa, que possui laboratório com equipamentos de altíssima geração e verificamos se há possibilidade dos estudantes ou escolas que participam do Prêmio visitá-lo, usá-lo em determinadas ocasiões e desenvolver algum tipo de análise ou utilizar os equipamentos para poder dar suporte nas análises que são desenvolvidas em São Paulo, além de uma sinalização de interesse do SJWP em uma parceria para mentorias e capacitação de professores”, detalha Witan.
“Conhecemos os laboratórios com equipamentos sofisticados, que operam na área de meio ambiente e saúde, além de conhecer a história da empresa”, c0nta a professora Márcia Freitas.” A empresa tem muito potencial para ser patrocinadora do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo; e também tem grande influência para estimular a pesquisa científica dos jovens”, diz.
Patricia Kato, Application Scientists Supervisor Life Sciences Solution do CEC da Thermo Fisher, comenta que “durante a visita, Witan explicou a importância do Prêmio, bem como a participação da ABES e voluntários no reconhecimento de diversos trabalhos de jovens brasileiros, internacionalmente. Esse trabalho está diretamente alinhado com a Missão da Thermo Fisher Scientific: permitir que nossos clientes tornem o mundo mais saudável, mais limpo e mais seguro”.
Yasmin Araujo, que é estagiária de Marketing em Imunodiagnósticos na Thermo Fisher, também fala sobre o significado da atividade. “Foi uma alegria participar desta visita. Participei do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo em 2021, que conta com a organização e total apoio da ABES. Poder mostrar meu ambiente de trabalho para os rostinhos conhecidos do pessoal da Associação foi incrível. São pessoas engajadas em melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida populacional quanto a própria Thermo Fischer. A visita foi muito educativa, mostramos a empresa, alguns dos nossos aparelhos e fomos explicando a funcionalidade deles”, enfatiza a jovem.