Últimas Notícias

ABES-MS: trabalho do Imasul sobre Ictiofauna do Pantanal ganha o Prêmio Eng. Frederico Valente de Saneamento e Meio Ambiente

O biólogo Heriberto Gimênes Junior foi o destaque deste ano.

O projeto r

A edição homenageou o biólogo Heriberto Gimênes Junior, coordenador do Laboratório de Ictiologia do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que é responsável pela quarentena dos peixes que irão povoar o Aquário do Pantanal.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES Seção Mato Grosso do Sul (ABES-MS) realizou, no dia 27 de agosto, a cerimônia de entrega “Prêmio Eng. Frederico Valente de Saneamento e Meio Ambiente 2019-2020”. O vencedor deste ano foi o biólogo Heriberto Gimênes Junior, coordenador do Laboratório de Ictiologia do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), responsável pela quarentena dos peixes que irão povoar o Aquário do Pantanal. O trabalho premiado fala sobre a Ictiofauna do Pantanal e foi realizado juntamente com outros profissionais do laboratório. A solenidade aconteceu no auditório do CREA-MS e também transmitida online.
 
A premiação busca incentivar ações e estimular personalidades atuantes na temática de saneamento, meio ambiente e sustentabilidade. Na ocasião, Heriberto foi homenageado como Personalidade do Ano em Saneamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O troféu foi entregue pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), pelo presidente da ABES-MS, Fernando Magalhães Filho e pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges.  

Na oportunidade, outras personalidades também foram homenageadas, vinculadas às instituições públicas e privadas, com trabalhos de excelência.

“A ABES-MS entende que incentivar ações como essas, fomenta novas práticas e potencializa atividades já existentes em prol de uma sociedade com mais qualidade de vida”, destacou o presidente da Seção, Fernando Magalhães Filho”. “Parabéns a todos e ano que vem tem mais!”, completou.
 

 

Quarentena do Aquário do Pantanal

A Quarentena foi assumida pelo Imasul em junho de 2015 e deu origem ao Laboratório de Ictiologia, no qual atualmente trabalham 5 profissionais, sendo 3 biólogos, 1 médica veterinária e 1 zootecnista. O local abriga as espécies que vão povoar o Aquário do Pantanal. Até o momento, os pesquisadores já desenvolveram diversos trabalhos científicos, como a reprodução, em cativeiro, de 57 espécies de peixes da bacia do Pantanal.

Esses resultados já estão sendo transformados em artigos científicos e serão submetidos a publicações nacionais e internacionais, contribuindo na produção de conhecimento na área de Ictiologia (ramo da zoologia que estuda os peixes), além de também contribuir com técnicas inovadoras para a piscicultura.

Atualmente este é o maior laboratório de peixes pantaneiros do mundo, com 150 tanques ativos que abrigam 189 espécies de peixes neotropicais: 135 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central.

Leia mais no Portal do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

 

3 Comentários em ABES-MS: trabalho do Imasul sobre Ictiofauna do Pantanal ganha o Prêmio Eng. Frederico Valente de Saneamento e Meio Ambiente

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89