Publicada na última sexta-feira (30), a matéria abordou o tema com o engenheiro, que destacou a eficiência das técnicas de aproveitamento da água de reúso para consumo humano.
Na última sexta-feira, 30 de agosto, o presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Marcel Costa Sanches, falou ao Valor Econômico sobre economia circular como um importante ator no combate à escassez hídrica.
No segmento de saneamento, a publicação abordou como o processo de economia circular da água e suas tecnologias possibilitam novos caminhos para garantir a segurança hídrica, incluindo o reúso de água para o consumo humano.
Marcel destacou a eficiência das técnicas de aproveitamento da água de reúso desde a utilização do lodo do esgoto na produção de fertilizantes e geração de energia elétrica até a filtragem para obter água potável.
O presidente ressaltou também a necessidade de fomentar mais políticas públicas, tanto no âmbito da regulação dos processos, quanto na publicidade, a fim de assegurar à população que os processos não oferecem riscos. Ainda, Marcel explicou que as técnicas atuais eliminam 100% dos contaminantes, resultando em uma água limpa e segura.
Leia a matéria completa no site do Valor Econômico.