A entidade foi representada por Darci Campani, diretor da ABES-RS, que integrou nesta quarta (18) a mesa de lançamento do Caderno de Debates do Plano Nacional de Saneamento Básico.
A ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) esteve presente no seminário Saneamento Brasileiro: Rumo a uma Economia Circular, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília/DF, pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.
A ABES foi representada por Darci Campani, diretor da ABES Seção Rio Grande do Sul, integrando no segundo dia do evento a mesa de lançamento do Caderno de Debates do Plansab – Plano Nacional de Saneamento Básico. O objetivo foi propiciar o primeiro diálogo com a sociedade e entidades sobre o Plano ao longo dos 10 anos e promover o início do processo de sua segunda revisão.
Darci Campani salienta a importância do Plansab para as organizações do setor de saneamento. “Nós temos que unir forças para que o Plansab seja executado, afinal temos que ocupar esse espaço junto à sociedade”.
O diretor da ABES-RS abordou também em sua apresentação a questão da formação de profissionais qualificados na área. “Tem que garantir material, mas não adianta só este aspecto, se não tiver especialistas”, analisou. “Coloquei a ABES à disposição para realizar junto ao Ministério das Cidades um planejamento na área educacional de pessoas que querem trabalhar no setor, assim como o incentivo às pesquisas”, ressalta.
“É essencial a participação de entidades como a ABES em debates como este, em um local do poder público. São necessárias reuniões enquanto fórum de entidades, enquanto um conselho com poder deliberativo. Nós temos as informações e o histórico do setor, temos que ter esse espaço de acompanhar os planos de saneamento”, avalia Darci Campani.
A diretora executiva da ABES, Alessandra Peres, prestigiou o evento.
Confira o Caderno de Debates do Plansab