Últimas Notícias

ABES participa em Brasília de reunião preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água

Carlos Alberto Rosito (terceiro à mesa, da esq. p/dir.) e Alceu Guérios Bittencourt (quarto, da esq. p/ dir.) - crédito da foto: Mariana Bitencourt/ANA

Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, o vice-presidente nacional da ABES, Carlos Alberto Rosito, e o presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, estiveram presentes, em Brasília, na reunião conjunta da Comissão Temática e dos 9 Grupos de Coordenação de Temas planejados da oitava edição do Fórum Mundial da Água. A capital federal sediará o Fórum entre os dias 18 e 23 de março de 2018.

A ABES integra o Comitê Organizador do evento Alceu Guérios Bittencourt é um dos quatro membros brasileiros (ao todo, são 36 integrantes) do Grupo Temático do Fórum. (saiba mais aqui).

Carlos Alberto Rosito, que representa a ABES no Grupo de Coordenação do Tema Urbano, explica que o planejamento e a organização do Fórum se desenvolvem por meio de processos paralelos: político, cidadão, regional, sustentabilidade e temático.

Reunião do Fórum Mundial da Água – crédito da foto: Mariana Bitencourt/ANA

Entre os 9 Grupos de Coordenação de Temas planejados, os seis primeiros são:

1-    Clima – Segurança da Água e Mudanças Climáticas

2-    Pessoas – Água, Esgoto e Saúde

3-    Desenvolvimento – Águas para o Desenvolvimento Sustentável

4-    Urbano – Gerenciamento Urbano Integrado da Água e do Esgoto

5-    Ecossistemas  – Qualidade da Água, e Biodiversidade dos Ecosistemas

6-    Financiamento – Financiamento para a Segurança da Água.

Há ainda outros 3 grupos transversais:

A – Compartilhamento

B – Formação e Treinamento

C – Governança

“Em cada um dos seis temas – do Processo Temático – estão previstos de 3 a 4 tópicos  por tema, resultando um total de 30. Em cada tópico haverá 3 ou 4 sessões, conduzindo – apenas no Processo Temático – a um total de aproximadamente 100 sessões. Adicionando-se as sessões dos demais processos, a estimativa é de um total de 400 a 500 sessões no Fórum”, informa o vice-presidente nacional da ABES, lembrando que a entidade participou ativamente dos eventos preparatórios da última semana.

O Fórum Mundial da Água

Maior evento global sobre a água, o evento é organizado pelo Governo Federal, pelo Governo do Distrito Federal e pelo Conselho Mundial da Água – CMA, que atualmente é presidido pelo brasileiro Benedito Braga, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

Com frequência trianual, o primeiro Fórum Mundial da Água foi realizado no Marrocos em 1997 e o último, na Coreia do Sul, em 2015.

O tema desta edição é “Compartilhando Água e Sustentabilidade”. Segundo Rosito, a expectativa é de que o evento receba um público estimado entre 30 mil e 40 mil pessoas. “O principal foco do Fórum é o político”, explica o vice-presidente da ABES, “seja a nível dos governos centrais, seja a nível dos governos locais”, completa.

Ainda conforme Carlos Alberto Rosito, nas últimas edições estiveram presentes mais de 100 Chefes de Estado e de Governo, e algumas centenas de parlamentares, entre eles diversos deputados e senadores brasileiros. “Outro aspecto importante do Fórum é a busca da integração dos cidadãos nos processos do Fórum, já desde os eventos preparatórios”, diz Rosito. Na primeira Consulta aos Stakeholders do 8o Fórum, realizada no ano passado, estiveram presentes em Brasília mais de 700 pessoas”.

As inscrições para participar da segunda consulta aos Stakeholders já estão abertas no site do Fórum (acesse aqui), a realizar-se na última semana de abril deste ano, em Brasília. São esperados mais de mil participantes.

2 Comentários em ABES participa em Brasília de reunião preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.