Últimas Notícias

ABES-PB realiza evento de lançamento dos Dados de Saneamento e Domicílio na Paraíba – Novo Censo IBGE 2022

O encontro, que lotou o auditório do Crea-PB, em João Pessoa, contou com apresentação dos dados de água e esgoto e a plataforma SIDRA, que expõe indicadores específicos de saneamento no estado.  

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB) promoveu, na última terça-feira, 9 de abril, o evento de Lançamento dos Dados de Saneamento e Domicílio na Paraíba – Novo Censo IBGE 2022. Sucesso de realização, o encontro lotou o auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), em João Pessoa. Entre os presentes, representantes de universidades, como o Centro Universitário Uniesp, e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Organizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Crea-PB e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a iniciativa teve o apoio de diversas instituições. 

A mesa de abertura contou com as seguintes presenças: José Dantas de Lima, presidente da ABES-PB, Renan Azevedo, presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo, diretora nacional da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea da Paraíba); Isaac Veras, diretor comercial da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); e Vanessa Fernandes, representando o Governo do Estado, além de representante da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB).

O IBGE apresentou os dados de água e esgoto na Paraíba e a plataforma SIDRA, que expõe indicadores específicos de saneamento no estado.  

Segundo José Dantas, como encaminhamento da realização, ficou decidida a criação de um grupo de trabalho, que será coordenado pela ABES-PB e composto pelos principais atores do estado (Crea-PB, Funasa, Cagepa, governo estadual, por meio das Secretarias de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente e universidades, entre outros). A iniciativa, explica Dantas, visa elaborar um amplo diagnóstico na Paraíba, abrangendo os quatro componentes do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Focado principalmente em água e esgoto, o grupo almeja trabalhar as questões individualizadas do saneamento rural, tendo em vista que o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) não adota soluções para este cenário, conforme informa o presidente da ABES-PB. O engenheiro ressalta a importância de obter este diagnóstico “para poder subsidiar políticas públicas de forma mais concreta e ter certeza do que é preciso para universalizar os serviços de saneamento no estado da Paraíba”.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89