Últimas Notícias

ABES presente na cerimônia de posse da nova Diretoria da ANA

Da esq. para a dir. Josivan Cardoso (diretor executivo da ABES), Veronica Sánchez da Cruz Rios (nova diretora-presidente da ANA), e Marcel Sanches (secretário geral da Diretoria Nacional da ABES).

Representantes da ABES no evento reforçam a parceria entre a Associação e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico pela universalização do saneamento.

A ABES participou, nesta quarta-feira, 4 de maio, em Brasília-DF, da cerimônia de posse da nova Diretoria e da Ouvidoria Geral da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES, e Josivan Cardoso, diretor executivo, representam a entidade.

“Viemos prestigiar o início do mandato dos novos diretores, em nome da nossa Associação, e trazer votos de felicitações a eles. Desejar muito sucesso e renovar nossa parceria nesse momento ímpar que vive o saneamento nacional”, ressalta Marcel.

Parceria pelo saneamento: trabalho conjunto

Marcel frisa que a ANA tem uma missão institucional muito relevante para o país neste momento já qu e é agora responsável por criar as normas de referência para regulação do setor de saneamento básico. “O que vai nortear principalmente todo o trabalho das agências reguladoras subnacionais no setor de saneamento, passando por normas técnicas da prestação do serviço para atingimento da universalização e normas para cálculo de tarifas. Então, é um trabalho muito importante que agência vai desenvolver e a ABES veio aqui prestar o seu apoio, oferecer toda sua expertise e sua estrutura institucional para reforçar essa parceria com a ANA”, destaca o secretário geral da ABES.

“A ABES, que historicamente vem contribuindo com a ANA com propostas para a gestão e gerenciamento dos recursos hídricos no país (especialmente por meio de sua Câmara Temática de Recursos Hídricos), agora também está com a ANA para o desenvolvimento focado nessas novas atribuições”, pontua o diretor executivo Josivan Cardoso.

Os representantes da Associação cumprimentaram a diretora presidente, Veronica Sánchez da Cruz Rios, bem como os demais diretores pela posse desejando sucesso na nova gestão.

Da esq. para a dir. Josivan Cardoso (ABES), Irene Guimarães Altafin (superintendente de Regulação de Serviços de Saneamento da ANA), e Marcel Sanches (ABES)

A agenda de trabalho incluiu ainda visitas importantes com as Superintendências que foram criadas para o trabalho específico do saneamento básico. “É uma agenda conjunta, de desenvolvimento do setor de saneamento e a ABES está atenta para estar junto com a ANA e apoiar nessa missão, que é uma missão de todos, que é a busca pela universalização do setor de saneamento. A lei agora traz a obrigatoriedade de metas de universalização até 2033 e a ABES está aqui contribuindo com esse processo na formatação e apoio das normas de referência da ANA numa articulação institucional muito importante. É uma parceria que vai além das questões que envolvem os nossos grandes eventos, como “Brazil Water Week” e Congressos da ABES, a ANA sempre tem sido uma grande parceira e a gente veio aqui reforçar essa parceria”.

Nova Diretoria

A Diretoria Colegiada da ANA é composta por cinco membros: uma diretora-presidente e quatro diretores(a) nomeados(as) pelo presidente da República e sabatinados pelo Senado Federal, com mandatos não simultâneos de cinco anos, sendo que esse tempo pode ser menor conforme a Lei nº 13.848/2019, a Lei Geral das Agências Reguladoras.
Atualmente os integrantes são:
• Veronica Sánchez da Cruz Rios, diretora-presidente nomeada em 13 de abril de 2022. Fim do mandato: 15 de janeiro de 2026;
• Mauricio Abijaodi Lopes de Vasconcellos, diretor nomeado em 13 de abril de 2022. Fim do mandato: 15 de janeiro de 2024;
• Vitor Eduardo de Almeida Saback, diretor nomeado em 3 de dezembro de 2020. Fim do mandato: 15 de julho de 2024;
• Filipe de Mello Sampaio Cunha, diretor nomeado em 13 de abril de 2022. Fim do mandato: 15 de janeiro de 2025;
• Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro, diretora nomeada em 13 de abril de 2022. Fim do mandato: 5 de julho de 2026.

3 Comentários em ABES presente na cerimônia de posse da nova Diretoria da ANA

  1. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering what all is required to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very internet savvy so I’m not 100% sure. Any recommendations or advice would be greatly appreciated. Thanks

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.