Últimas Notícias

ABES presente no 22° Congresso Argentino de Engenharia Sanitária e Ambiental da AIDIS

A entidade foi representada por Luiz Antônio Oliveira Junior, coordenador adjunto da Câmara Temática de Regularização e Tarifa.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) marcou presença no XXII Congresso Argentino de Engenharia Sanitária e Ambiental, organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS Argentina, realizado de 12 a 14 de junho, em Santa Fé, Argentina. A ABES foi representada por Luiz Antônio Oliveira Junior, coordenador adjunto da Câmara Temática de Regularização e Tarifa da entidade. 

Luiz Antônio integrou sessão que tratou sobre “Regulação e Tarifas em Água e Saneamento”, junto com representantes do Chile, Uruguai e Paraguai, que integram a Seção 4 da AIDIS. 

“Na ocasião, ele apresentou a experiência da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) na regulação, destacando a importância dos incentivos tarifários e metodologias modernas para atrair os investimentos necessários para universalização no estado. “Comentei também sobre o cenário regulatório do Brasil diante das mudanças no Marco regulatorio e como a Arsesp e ABES tem trabalhado nesse processo”, diz Luis Antônio, que é superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil na Arsesp.

Outro ponto destacado, segundo o especialista, foi a necessidade de universalizar a regulação, o que demanda o fortalecimento institucional das agências, com forte estratégia de capacitação. “Nesse sentido, comentei sobre as iniciativas da ABES, citando a Brazil Water Week e o Congresso ABES, que estão dando cada vez mais espaço para as discussões regulatórias”, detalha

“É muito importante a discussão de temas regularmos e tarifários nos congressos de engenharia, como a ABES e a AIDIS vêm fazendo. A regulação tem que ser compreendida e estar disseminada em todas as áreas de um prestador de serviços de saneamento e Gestores públicos, não pode ser um debate só entre reguladores”, conclui Luiz Antônio.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89