Presidente nacional Alceu Guérios Bittencourt e diretores e coordenadores de Câmaras da entidade (nacional e ABES-SP) integrarão congresso, que discutirá questões do saneamento e meio ambiente de 24 a 26 de novembro, em plataforma online
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES marcou presença no 31º Encontro Técnico AESabesp, evento realizado de 24 a 26 de novembro, em plataforma digital. A edição 2020 do congresso traz como tema central “Saneamento ambiental: inclusão social para a cidadania”. Para realizar sua inscrição, acesse aqui.
O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, integrará a mesa redonda “Indicadores de empresas de saneamento”, no dia 26 de novembro, às 11h, na Sala 3
O objetivo é discutir a importância dos indicadores, como orientador para tomadas de decisão, no setor de saneamento e suas empresas, para a evolução do saneamento no Brasil.
Além de Alceu, também participarão como palestrantes da mesa, que será moderada Ricardo Borsari, diretor Metropolitano da Sabesp, Marcos Thadeu Abicalil, executivo-sênior do Novo Banco de Desenvolvimento e Rui Marques, professor da Universidade de Lisboa.
Confira abaixo a lista completa dos dias e horários dos debates com representantes da ABES (Diretoria Nacional, Seção SP e coordenadores de Câmaras Temática e Técnica da entidade) e programe-se para participar da discussão.
Dia 24 de novembro – 13h30 – Mesa redonda – Sala 4
Saneamento em comunidades rurais e/ou isoladas: arranjos institucionais e modelos de gestão
Objetivo: Discutir os arranjos institucionais, definição de responsabilidades, a participação das comunidades, a garantia do funcionamento dos sistemas de saneamento e a manutenção dos mesmos, a análise e avaliação dos diversos modelos de gestão que estão sendo adotados e, consequentemente, o cumprimento das diretrizes do ODS 6.
Moderadora: Ana Lúcia Brasil – Coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP
Palestrantes:
Helder dos Santos Cortez – Diretor Interino da Cagece
Juliana Garrido – Consultora do Banco Mundial
Telma Rocha – Fundação Avina
24 de novembro – 16h – Painel – Sala 2
Desafios das revisões tarifárias no setor de saneamento
Objetivo: Discutir inovações e as medidas necessárias e desafios frente à nova legislação, no contexto das tarifas para universalização dos serviços e garantia da operação em regime de eficiência no aspecto de planejamento, reguladores, regulados e prestadores de serviços.
Palestrantes: Marcel Costa Sanches – Secretário geral da Diretoria Nacional da ABES
Raphael Castanheira Brandão – Coordenadoria Técnica de Regulação e Fiscalização Econômico-Financeira da ARSAE-MG
Gabriel Pacheco Mello Cunha – Secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Município de Niterói
Dia 25 de novembro – 11h – Mesa redonda – Sala 1
Economia circular no tratamento de esgotos
Objetivo: abordar as oportunidades existentes de implantação da Economia Circular no Saneamento com ênfase no tratamento de esgotos, onde os resíduos do processo de tratamento podem virar recursos, podendo ser um impulsionador da Universalização. Será tratado os projetos relativos a água de reuso, aproveitamento do lodo para fertilizantes ou outras finalidades, geração de energia ou abastecimento veicular a partir do biogás, entre outras possibilidades.
Moderador: Nivaldo Rodrigues da Costa Jr. – Diretor da ABES-SP e Superintendente da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Metropolitana – Sabesp
Palestrantes: Daniel A. Nolasco – Presidente da NOLASCO y Asociados S. A e diretor da International Water Association (IWA);
Nuno Brôco – Vice-Presidente da AdP Serviços;
Cristina Knörich Zuffo – Superintendente da área de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp
26 de novembro – 11h – mesa redonda – Sala 2
Cidades-esponja: novas soluções para drenagem urbana
Objetivo: Para enfrentar as tragédias ou evitar catástrofes provocadas pelas enchentes, urbanistas estão substituindo as soluções tradicionais, implantando novas formas de soluções chamadas “cidades esponjas” com recursos tecnológicos que asseguram o espaço e tempo para que a água seja absorvida pelo solo, garantindo a drenagem e contribuindo também com a redução da poluição.
Moderador: Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki, coordenador da Câmara Temática da ABES de Drenagem Urbana e Gestão de Águas Pluviais
Palestrantes: Juliana Alencar, doutora em Manejo de águas urbanas POLI/USP. Professora PECE-POLI/USP e FATECSP;
Paulo Pellegrino, Profº. Drº da FAU/USP
Vitor Aly, secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo
Para saber mais detalhes, acesse o site do 31º Encontro Técnico AESabesp.
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.
This is my first time pay a quick visit at here and i am really happy to read everthing at one place
This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.
It’s nice to see the best quality content from such sites.