Participaram do evento como palestrantes o presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt, o presidente da Seção SP, Luiz Pladevall, o consultor do CNQA, Carlos Schauff, e o coordenador da Câmara de Comunicação, Dante Ragazzi Pauli.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) marcou presença nas discussões do 52º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), realizado no Taiwan Centro de Eventos, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Na segunda-feira, 20 de maio, o presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, integrou a cerimônia de abertura evento, que celebra quatro décadas da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.
A ABES também levou seu estande para o Congresso, que acontece até esta sexta (24).
Além de Pladevall, participaram da solenidade: Alexandre Motta, presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde); Alexandre Soares da Silveira, vice-presidente da 12ª Subseção da ordem dos Advogados do Brasil – OAB/São Paulo (Ribeirão Preto); Antônio Carlos de Oliveira Júnior, secretário da Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp); Catherine D’Andrea, secretária de Infraestrutura de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, Fernando José de Souza Marangoni, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Urbano Sustentável (FPDUS), da Frente Parlamentar do Saneamento Básico (FPSB) e da Frente Parlamentar dos Resíduos Sólidos (FPRS), Flávio Marcos Passos Gomes Júnior, secretário Nacional de Saneamento Ambiental (substituto); Ibaneis Lembeck, prefeito de São Ludgero (SC), Isaac Antunes, presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto – SP, José Eduardo Gobbi, representante da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas-ABAS; José Gilberto Dalfré Filho, diretor de Comissões Técnicas e Científicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro; Manuelito Magalhães Júnior, vice-presidente da Assemae, coordenador-geral do 52º CNSA e presidente da Sanasa Campinas (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento); Marcelo da Cunha Borges, presidente da Regional São Paulo da Assemae e superintendente do SAAEB de Barretos – SP; Estela Testa, presidente do Sindesam – Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental e do Conselho de Saneamento Ambiental, Neuri Freitas, presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) e da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará); Rodopiano Marques Evangelista, presidente da Assemae, e Tiago Marcondes, assessor de Gabinete – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A Palestra Magna de abertura abordou o tema “Soluções para o desafio do marco regulatório: contrato de performance” e foi ministrada por Waldecir Colombini, diretor técnico da Enorsul. Na ocasião, também foi lançado o livro “Assemae 40 anos”.
No segundo dia do evento, 21 de maio, Luiz Pladevall também foi um dos palestrantes do Painel 1 – Gestão de perdas e contrato de performance no saneamento básico, coordenado por Tayná Barros Mazer Lucatti, engenheira civil na Saae Barretos – SP. Participaram da discussão Waldecir Colombini, Roberval Tavares de Souza, diretor de Operação e Manutenção da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Mário Augusto Bággio, sócio-Gerente da WaterDB Soluções em Saneamento; Milene Aguiar, consultora do Banco Mundial; e Marcelo Torresani, engenheiro civil do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos) Blumenau/SC.
Nesta quarta-feira, 22 de maio, o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, foi um dos especialistas da mesa redonda, que discutiu “Alternativas de Parcerias Público-Privadas para o esgotamento sanitário”, sob coordenação de Iara de Fátima Ferreira Costa Patti, secretária da Regional MG da Assemae – SAAE de Passos – MG. O debate contou ainda com a participação dos seguintes palestrantes: Waldo Villani Júnior (consultor); Lineu Andrade de Almeida, diretor Técnico da Saerp Ribeirão Preto – SP; Felipe Rene Cardoso, da Gerência Nacional de Desenvolvimento Parcerias Serviços Especiais para Governo – GEDEP/CEF; Oberlandir Schrank Araújo, diretor de Relações Institucionais da Companhia Saneamento de Jundiaí – CSJ; e Eduardo Castagnari, diretor da GS Inima Brasil.
Carlos Schauff, membro do Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA), foi um dos palestrantes no Painel “Tendências e Debates: Inteligência Artificial em saneamento: oportunidades e desafios”. A coordenação do debate ficou por conta de Karina Rodrigues Carregare, chefe da Divisão de Laboratório e Tratamento da Saerp Ribeirão Preto – SP. Integraram a discussão Alessandro Tetzner, diretor de Assistência aos Municípios da Assemae e gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa Campinas; Paulo César Silva, diretor de Capacitação de Recursos Humanos da Assemae e presidente do DMAE de Poços de Caldas – MG, e Osvalcir Peters, presidente da Regional SC da Assemae e diretor do Samae de São Bento do Sul/SC. A coordenadora-adjunta do CNQA, Ana Malateaux, e Fellipe Vendramin (comercial) prestigiaram o evento.
Minicurso do CNQA
Durante o Congresso, o CNQA promoveu o minicurso “Uso do modelo de excelência em gestão do saneamento como norte para a melhoria da gestão”, que contou com 70 participantes. A aula foi ministrada por Carlos Schauff, juntamente com Alessandro Siqueira Tetzner, diretor de Assistência aos Municípios da Assemae e gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas-TG da Sanasa. A coordenação foi de Sonia Maria dos Santos Souza, coordenadora de Gestão da Qualidade da Sanasa Campinas.
Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES e diretor de Recursos Hídricos do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE/SP, participou da mesa redonda sobre “Política Nacional de Recursos Hídricos e seus desafios para a gestão do saneamento básico”, que contou com participação de Aparecido Hojaij, diretor Financeiro da Assemae – Saaej Jaboticabal/SP, e Alexandre Kepler Soares, presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro. O debate teve coordenação de Irene Sabatino Pereira, secretária executiva do CBH Mogi (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu).
Também estiveram presentes o presidente da ABES Seção Distrito Federal, Fuad Moura, e o vice Ernani Ciríaco de Miranda; Rainier Pedraça de Azevedo, diretor da ABES Seção Amazonas; e Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs.