Últimas Notícias

ABES presente no Congresso Internacional de Saneamento do Instituto de Engenharia

O presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt, moderou painel sobre esgoto. Membros da Diretoria da Seção SP integraram discussões sobre drenagem e saneamento e saúde no evento, que aconteceu nos dias 26 e 27 de março. 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental marcou presença  no Congresso Internacional de Saneamento: Concessão, Inovação, Saúde e Investimentos. O evento, que aconteceu nos dias 26 e 27 de março,  contou com as presenças do presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt, como moderador de um painel sobre esgoto, no primeiro dia da realização. 

Membros da Diretoria da ABES-SP participaram de discussões do evento, que foi promovido pelo Instituto de Engenharia, em parceria com o Instituto Internacional de Inovação para o Meio Ambiente, Água e Energia, na sede da instituição, na cidade de São Paulo.  

O presidente da seção, Luiz Pladevall, integrou o time de especialistas do painel sobre drenagem no primeiro dia do Congresso.  “Hoje, eu diria que é a última das infraestruturas a serem pensadas nos quatro pilares”, pontuou o engenheiro sobre o tema e destacou a atuação da Câmara Temática de Drenagem Urbana da ABES.  

Sob mediação de Caio Fontana, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o painel teve participação de Mara Ramos, superintendente de Estado do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e Felipe Faria, do Green Building Council (GBC). 

Esgoto

O painel sobre Esgoto, moderado por Alceu Bittencourt também no primeiro dia, teve como palestrantes Paula Violante, diretora de Engenharia e Inovação da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp);  Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, vice-presidente da ABES-SP (na ocasião, representando a Sabesp); Luiz Cavalcante Peixoto Neto, diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Pablo Ferraço Andreão, diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); e Adriano Rafael Arrepia de Queiroz, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Saneamento e saúde 

A diretora da ABES-SP, Roseane Garcia, participou do 9º painel do segundo dia do evento, que discutiu Saúde e Saneamento, expressando gratidão pelo convite da instituição, que há mais de um século discute engenharia e saneamento.

A engenheira aproveitou a oportunidade para contextualizar a questão do saneamento com um olhar para o passado. Apesar de indispensável para a saúde e qualidade de vida, Roseane destacou sua característica gradual. “Saneamento não se faz rápido. Sabemos que precisamos do saneamento, mas ele é ao longo do tempo. Tem um cronograma, uma história e isso é importante entender”, frisou.

Participaram ainda do debate ao lado da engenheira Luciomar Santos Werneck, presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp); Cristina Balestrin, assessora técnica da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo; Jéssica Pires de Camargo, especialista na Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo; Virgínia Tavares Ribeiro, superintendente de Sustentabilidade e Governança Corporativa na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp; e Stella Goldenstein, consultora de Estruturação e Políticas Públicas 

Assista ao primeiro dia do congresso aqui.

Acesse aqui para ver como foi o segundo dia.

Para mais imagens do evento, acesse aqui.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89