Últimas Notícias

ABES presente no Congresso Internacional de Saneamento do Instituto de Engenharia

O presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt, moderou painel sobre esgoto. Membros da Diretoria da Seção SP integraram discussões sobre drenagem e saneamento e saúde no evento, que aconteceu nos dias 26 e 27 de março. 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental marcou presença  no Congresso Internacional de Saneamento: Concessão, Inovação, Saúde e Investimentos. O evento, que aconteceu nos dias 26 e 27 de março,  contou com as presenças do presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt, como moderador de um painel sobre esgoto, no primeiro dia da realização. 

Membros da Diretoria da ABES-SP participaram de discussões do evento, que foi promovido pelo Instituto de Engenharia, em parceria com o Instituto Internacional de Inovação para o Meio Ambiente, Água e Energia, na sede da instituição, na cidade de São Paulo.  

O presidente da seção, Luiz Pladevall, integrou o time de especialistas do painel sobre drenagem no primeiro dia do Congresso.  “Hoje, eu diria que é a última das infraestruturas a serem pensadas nos quatro pilares”, pontuou o engenheiro sobre o tema e destacou a atuação da Câmara Temática de Drenagem Urbana da ABES.  

Sob mediação de Caio Fontana, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o painel teve participação de Mara Ramos, superintendente de Estado do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e Felipe Faria, do Green Building Council (GBC). 

Esgoto

O painel sobre Esgoto, moderado por Alceu Bittencourt também no primeiro dia, teve como palestrantes Paula Violante, diretora de Engenharia e Inovação da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp);  Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, vice-presidente da ABES-SP (na ocasião, representando a Sabesp); Luiz Cavalcante Peixoto Neto, diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Pablo Ferraço Andreão, diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); e Adriano Rafael Arrepia de Queiroz, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Saneamento e saúde 

A diretora da ABES-SP, Roseane Garcia, participou do 9º painel do segundo dia do evento, que discutiu Saúde e Saneamento, expressando gratidão pelo convite da instituição, que há mais de um século discute engenharia e saneamento.

A engenheira aproveitou a oportunidade para contextualizar a questão do saneamento com um olhar para o passado. Apesar de indispensável para a saúde e qualidade de vida, Roseane destacou sua característica gradual. “Saneamento não se faz rápido. Sabemos que precisamos do saneamento, mas ele é ao longo do tempo. Tem um cronograma, uma história e isso é importante entender”, frisou.

Participaram ainda do debate ao lado da engenheira Luciomar Santos Werneck, presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp); Cristina Balestrin, assessora técnica da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo; Jéssica Pires de Camargo, especialista na Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo; Virgínia Tavares Ribeiro, superintendente de Sustentabilidade e Governança Corporativa na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp; e Stella Goldenstein, consultora de Estruturação e Políticas Públicas 

Assista ao primeiro dia do congresso aqui.

Acesse aqui para ver como foi o segundo dia.

Para mais imagens do evento, acesse aqui.